Início Plantão Rio Mobilidade Urbana em debate

Mobilidade Urbana em debate

Três importantes projetos para a promoção da mobilidade urbana no Rio de Janeiro foram tema de reunião nesta terça-feira (13/4), entre o secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, e o secretário da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno. Os secretários debateram novas perspectivas para o incentivo ao uso de bicicleta como meio de transportes, a criação do BRT da Avenida Brasil e a ligação entre Niterói e São Gonçalo por metrô.

O secretário Sebastião Rodrigues solicitou a Luiz Carlos Bueno que o Ministério das Cidades atue em conjunto com o Governo do Estado para trazer para a cidade do Rio uma edição do Bike Tour, que anualmente reúne milhares de ciclistas na Europa. Também foram apresentadas as últimas realizações do programa Rio-Estado da Bicicleta, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Transportes, há três anos. Foram instalados recentemente bicicletários na estação de metrô General Osório, no estádio do Maracanã e na Casa da Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

– O Ministério das Cidades é um importante parceiro da Secretaria de Transportes e um grande incentivador de projetos voltados para a mobilidade urbana. Através de um trabalho intenso que estamos desenvolvendo na Secretaria de Transportes, o uso de bicicletas para deslocamentos curtos, tendência no mundo todo, está aumentando em nosso estado. Tenho certeza de que estamos preparados para abrigar um evento como o Bike Tour, afinal, não foi à toa que fomos escolhidos para sediar Copa do Mundo e Olimpíadas – ponderou o secretário Sebastião Rodrigues.

Também foram anunciadas melhorias ao longo da via férrea que servirá como base para a passagem da Linha 3 do metrô, que vai ligar Niterói a São Gonçalo. Os secretários solicitaram ao Consórcio Fluminense, vencedor da licitação de construção do projeto, que faça uma intensa limpeza ao longo dos 23 quilômetros da via, que foi prejudicada pelas fortes chuvas que abalaram o estado na semana passada. A empresa vai enviar tratores e máquinas de sucção para que o local possa voltar a receber o auto de linha – pequeno veículo que circula nos trilhos para manter a via em bom estado de operação. O secretário Luiz Carlos Bueno teve acesso ainda aos estudos feitos ao longo da Avenida Brasil, visando à construção de um corredor expresso para ônibus bi-articulados, responsável pela reorganização do trânsito da principal via de entrada e saída da cidade do Rio.

– Os projetos na área de Transportes que estão em andamento no Rio são muito bem vistos pelo Ministério das Cidades. Através do nosso contato permanente, acompanhamos todos os avanços e melhorias que estão sendo desenvolvidas no estado. Estamos empenhados em auxiliar a Secretaria de Transportes no que for possível, para que estas intervenções que estão se dando no setor de transportes continuem vigentes – disse o secretário Luiz Carlos Bueno.

Fonte: Secretaria de Transportes