Início Plantão Rio Município chega a 3,7 mil táxis fiscalizados

Município chega a 3,7 mil táxis fiscalizados

Em sete meses de atuação no município, desde que foi criada pela SMTR, a equipe da SubF fiscalizou 3.700 táxis e reprovou 1.100, em diversas localidades do município do Rio de Janeiro, tais como: pontos turísticos e de chegada/saída na cidade, como aeroportos e rodoviárias; grandes eventos; bem como nos bairros: Urca, Cosme Velho, Flamengo, Méier, Tijuca, Centro, Lapa, Ilha do Governador, entre outros.
 
 
Para o Subsecretário de Fiscalização de Transportes, Coronel PM Eduardo Frederico Cabral de Oliveira: “o trabalho ininterrupto de fiscalização que vem sendo realizado pela SMTR tem o objetivo de melhorar a qualidade do transporte aos usuários e as ações serão intensificadas para coibir a irregularidade na prestação deste serviço à população”.
 
 
De acordo com o Subsecretário, a SubF está em fase de estruturação e, nestes primeiros meses de trabalho, as ações operacionais para coibir os taxis irregulares estão sendo objetivas. “A Subsecretaria possui um planejamento estratégico para estender a fiscalização para todo o município do Rio, mas houve uma prioridade dos pontos turísticos da cidade e de entrada e saída do Rio de Janeiro, como aeroportos e rodoviárias, porque estes são os locais que apresentam maior incidência de reclamação por parte dos usuários”, destacou o Subsecretário.
 
 
Entre as principais infrações encontradas pelos fiscais da SubF, e que geraram a retirada dos veículos de circulação, estão os seguintes itens: mau estado de conservação do veículo; alteração na pintura; selo vencido ou falta do selo; kit gás vencido; forro do banco rasgado; falta do Cartão de Identificação de Auxiliar de Transporte (CIAT) do motorista; pneus carecas; extintor vencido; placa ilegível; veículo não licenciado para transportar passageiros com fim remunerado (o que significa estar em condição “pirata”); e falta do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
 
 
Os veículos poderão retornar às ruas da cidade, prestando o serviço de transporte à população, somente após passarem por uma nova vistoria junto à SMTR.
 
 
Em caso de suspeitas de possíveis irregularidades, denúncias podem ser registradas através do Disque Transporte da SMTR, pelo telefone 2286-8010 e/ou 2535-5050, entretanto é fundamental que o usuário forneça às autoridades o máximo de dados possíveis no momento da denúncia, tais como o número de placa do veículo, nome e registro do condutor.
 
Balanço da Fiscalização:
 
Fev. / Março – Fiscalizados = 592 / Aprovados = 423 / Penalizados = 169
Abril – Fiscalizados = 296 / Aprovados = 233 / Penalizados 63
Maio – Fiscalizados = 453 / Aprovados = 324 / Penalizados = 129
Junho – Fiscalizados = 440 / Aprovados = 306 / Penalizados = 134
Julho – Fiscalizados = 638 / Aprovados = 414 / Penalizados = 224
Agosto – Fiscalizados = 596 / Aprovados = 415 / Penalizados = 181
Setembro – Fiscalizados = 685 / Aprovados = 485 / Penalizados = 200
TOTAL: Fiscalizados = 3700 / Aprovados = 2600 / Penalizados = 1100 

Fonte: Prefeitura do Rio