Início Plantão Rio Município lança Bairro Educador do Borel

Município lança Bairro Educador do Borel

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lança, o Bairro Educador do Borel, no Ciep Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, na Tijuca. Uma das principais ações do programa Escolas do Amanhã, destinado a 151 unidades escolares da rede municipal localizadas em áreas conflagradas, o Bairro Educador já foi implantado na Cidade de Deus, Complexo do Alemão e Maré.
 
O projeto tem como objetivo incentivar a integração escola-comunidade, valorizando os talentos e a cultura locais, como por exemplo, a realização de oficinas, para alunos e moradores, ministradas por pessoas residentes no bairro. Além do Ciep Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, o Bairro Educador do Borel abrangerá as escolas municipais Jornalista Brito Broca, Borel, Chácara do Céu e Doutor Marcelo Candia, além da Creche Municipal Raio de Sol.

Na solenidade de lançamento haverá apresentação das oficinas e dos cursos desenvolvidas pelo Ciep como coral, grafite, judô e bateria, além de stands dos parceiros do Bairro Educador: Sebrae, SESI, Instituto Pereira Passos, Dentistas do Bem, Cidade Escola Aprendiz, UPP Borel, Rio Capoeira, entre outros.

O Bairro Educador integra as ações do Escolas do Amanhã, programa da Secretaria Municipal de Educação para as escolas situadas em áreas conflagradas. Nessas unidades, os alunos dispõem de uma metodologia de ensino diferenciada com o objetivo de reduzir a evasão e melhorar os índices de desempenho escolar. O programa compreende 151 escolas, nas quais são realizadas atividades em tempo integral.

A previsão da SME é criar 50 bairros educadores até 2012.

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio