Museu de Arte do Rio inaugura “Dja Guata Porã, Rio de Janeiro, indígena”

É a primeira mostra no mundo concebida a partir da colaboração de povos, aldeias, movimentos e indígenas
 
A mais nova exposição do MAR – Museu de Arte do Rio, chamada “Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena”,  é um um caminho entre a história e a contemporaneidade das culturas indígenas no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma reflexão sobre a realidade indígena no Rio de Janeiro hoje, bem como sobre o passado que desaguou nesse presente.
 
 
 
Essa mostra diferencia-se de tudo já visto porque as mais diversas etnias residentes no estado do RJ, participaram de forma colaborativa para essa exposição, abrindo suas casas, elaborando objetos, captando vídeos de forma participativa. Para vc ter uma ideia, hoje, o estado do Rio de Janeiro, conta com mais de 20 mil indígenas, conforme o último censo de 2010.
 
 
 
A exposição é dividida em diferentes núcleos e apresenta ao público aproximadamente 260 peças – entre vídeos, fotografias, maquetes, objetos, instalações e desenhos –, entre outras novidades criadas pelos indígenas para a exposição, entrecruzadas com documentação e iconografia histórica sobre algumas das mais importantes questões dessa memória, obras que estarão nas galerias A e B do 3° andar do Pavilhão de Exposições. “Dja Guata Porã | Rio de Janeiro indígena”, vem a ser a nossa maior exposição do ano.
 
 
Serviço

Ingresso: R$ 20 I R$ 10 (meia-entrada) – pessoas com até 21 anos, estudantes de escolas particulares, universitários, pessoas com deficiência e servidores públicos da cidade do Rio de Janeiro. O MAR faz parte do Programa Carioca Paga Meia, que oferece meia-entrada aos cariocas e aos moradores da cidade do Rio.

 
 
 
 
 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.