Início JMJ Jornada Mundial da Juventude

Jornada Mundial da Juventude

O Rio de Janeiro conquistou mais um grande evento para o seu calendário internacional dos próximos anos: às 11h38 (6h38 no horário de Brasília) deste domingo, 21/08, o Papa Bento XVI disse "estar muito feliz em anunciar a cidade do Rio como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013". Presente à missa celebrada pelo Papa em Madri, o governador Sérgio Cabral, ao lado do prefeito Eduardo Paes, comemorou a nova vitória do Rio.
 
– Estou muito emocionado, muito feliz. Já estamos na contagem regressiva para receber este evento que é imenso, antes de tudo, na esperança, na espiritualidade, na motivação de nossos jovens e de todo o nosso povo do Rio de Janeiro. Como o nosso Cristo Redentor, estaremos de braços abertos, esperando essa multidão de jovens de todo o mundo em busca de paz, harmonia, solidariedade. Vamos trabalhar de mãos dadas com a Prefeitura, o Governo federal, a Igreja, a iniciativa privada, as organizações não-governamentais e com toda a sociedade para organizar uma grande Jornada, com muito profissionalismo – afirmou Cabral.
 
O prefeito Eduardo Paes afirmou que o encontro da juventude com Bento XVI no Rio vai ser tão impactante que pode reunir mais gente até do que a Copa do Mundo na cidade.
 
– É um evento de dimensões muito maiores do que se pode imaginar. A multidão que vi hoje na celebração da missa e que tomou as ruas de Madri emociona e me faz pensar na proporção que um encontro como este terá na nossa cidade. Com o tamanho do Brasil e da fé do nosso povo, o interesse que vai despertar também nos nossos vizinhos latinoamericanos e nos jovens do mundo inteiro, acredito que vamos ter na Jornada do Rio mais gente até do que se espera durante a Copa de 2014. E vamos receber todos de braços abertos, como o carioca gosta de fazer para que cada um se sinta em casa. Ainda mais se tratando de um evento tão especial, em que jovens de todos os cantos estarão na nossa cidade refletindo sobre a construção de um mundo melhor – disse Paes.
 
Cabral afirmou que o Rio tem todas as condições para receber e acomodar bem os cerca de quatro milhões de peregrinos esperados.
 
– Nós temos, e teremos ainda mais em 2013, uma ampla capacidade hoteleira, sem falar na hospedagem solidária em igrejas e colégios, por exemplo, como teve aqui em Madri, onde até o Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madri, foi também local de hospedagem. Vamos deixar o Rio pronto para receber esse evento que tanto me impressionou aqui pela quantidade de pessoas e pela tranquilidade e fraternidade entre os milhões de jovens que participam dele – disse o governador.
 
Para Paes, a preparação pela qual a cidade já passa para os outros grandes eventos vai contribuir para o sucesso da organização da JMJ 2013.
 
– São apenas dois anos para organizar esse encontro fantástico. Mas, em função da Copa e das Olimpíadas, já há avanços em andamento, por exemplo, na rede de hotelaria e na mobilidade urbana com a implantação dos corredores de BRT. Já inauguramos a Transoeste no ano que vem. Além disso, haverá todo o aprendizado de logística com a Rio +20 em 2012 e a Copa das Confederações, também em 2013. Eu tenho certeza de que, junto com a fé e devoção de nossa gente, toda essa experiência e a infraestutura já em construção vão nos ajudar a realizar a melhor Jornada Mundial da Juventude de todos os tempos – afirmou o prefeito.
 
Em um dos momentos mais emocionantes da missa que reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas, na Base Aérea de Cuatro Vientos, um grupo de jovens brasileiros recebeu das mãos dos anfitriões espanhóis a Cruz Peregrina, símbolo da Jornada. Antes de cumprimentá-los pessoalmente no encerramento da celebração, o Papa Bento XVI fez uma saudação em português para toda a juventude brasileira:
 
– Vamos nos encontrar daqui a dois anos na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Até breve, queridos jovens. E que Deus vos abençoe.

Fonte: Governo do Rio