Início Plantão Barra PLANTÃO BARRA: 12 atletas disputaram o Troféu Maria Lenk

PLANTÃO BARRA: 12 atletas disputaram o Troféu Maria Lenk

 

 

Na noite de sábado, dia 27 de abril, provas muito fortes marcaram o encerramento do Troféu Maria Lenk 2013,no Parque Aquático Maria Lenk. João Gomes Júnior fez o melhor tempo do ranking mundial do ano nos 50m peito, 27s20, e três nadadores fazem abaixo do índice dos 100m livre: Marcelo Chieriguini, do Pinheiros; Nicolas Oliveira, do Minas Tênis; e Fernando Ernesto, do Corinthians.

 

 

O estilo peito há tempos que produz grandes disputas nas principais competições nacionais. Desta vez o protagonismo ficou com João Gomes Júnior, que nadou a final dos 50m peito em 27s20 e ultrapassou o tempo do italiano Mattia Pesce, feito no último dia 9/04, 27s32.

 

 

João, que entrou no grupo para o Mundial de Barcelona nos 100m peito (1m00s21), soma mais uma prova para nadar na competição da Federação Internacional, de 24 de julho a 4 de agosto.

 

 

– Só felicidade! Trabalhei bastante pra isso. Tenho que agradecer à minha família, ao clube Pinheiros, aos Correios… Agora é trabalhar mais. Trabalhar pra pegar uma medalha, ganhar a prova, quem sabe… Penso aos poucos. Pensar em ganhar é ótimo, mas tem um trabalho do dia-a-dia ainda. A gente tem que conquistar. Vou batalhar bastante pra isso – disse João.

 

 

O desempenho do atleta do Pinheiros nos 50m peito lhe deu o troféu de melhor índice técnico da competição. No feminino a taça foi para Etiene Medeiros, do Sesi/SP, pela prova de 50m costas (27s88). Os atletas mais eficientes, ou seja, que mais marcaram pontos pra seus clubes foram a holandesa do Minas Tênis Clube, Friederike Heemskerk (235) e Leonardo de Deus (118), do Corinthians.

 

 

 

Antes de João cair na água, outro atleta do Pinheiros levantou a arquibancada. Marcelo Chierighini provocou uma exclamação e admiração já na virada (22s82) e bateu em 48s11, segunda marca de 2013 (empatada com o americano Natan Adrian, só perdendo para o russo Vladmir Morozov – 47s93).

 

 

– Estou muito satisfeito. Foi bem melhor agora à tarde e os tempos para o revezamento também ficaram muito legais. Está todo mundo com muita garra e estou bem animado parta o “rev”! – disse.

 

 

Marcelo se empolgou com o 4x100m livre brasileiro porque o país tem agora um “problema bom”. Dois atletas estão empatados com 48s72, tempo abaixo de 49s e abaixo do índice do Mundial: Nicolas Oliveira, do Minas Tênis, e Fernando Ernesto, do Corinthians.

A CBDA ainda vai analisar como realizar o desempate para decidir quem será o segundo nome para a prova individual dos 100m livre, mas os tempos abrem boa perspectiva para um revezamento com boas chances para o país.

 

 

– Nunca fiquei numa situação como esta, mas não cabe a nós definir. O importante é que os dois fizeram a marca, os dois estão indo e espero que não seja preciso que os dois tenham que cair novamente na piscina, mas se precisar, a gente treina pra isso. Há um tempo o Brasil está deixando a desejar nesse 4x100m, que sempre foi uma prova forte pra nós e o importante é que podemos representar bem o país – disse Fernando.

 

 

O quarto nome da prova, até o momento, é Bruno Fratus (49s13), com tempo feito na abertura do 4x100m livre do Pinheiros. Caso permaneça nesta posição, Bruno e o técnico Arilson Silva ainda estão analisando a participação.

 

 

Leonardo de Deus também fez uma excelente prova à noite, com 1m57s77 nos 200m costas. Leo, do Corinthians, ficou perto da marca que lhe deu o ouro no Pan de Guadalajara 2011 (1m57s19) e deixou longe o índice para o Mundial (1m58s48).

 

 

 

– De manhã eu nadei mais tranquilo. Mudei minha vida e essa competição serviu pra ver que eu não estou morto. Estou bem pra chegar nesse Mundial com um trabalho novo e melhor do que nos outros anos. Fiz o meu dever de casa. Peguei meus índices. Os tempos não foram os meus melhores, mas chegaram perto. Então por toda a mudança que fiz esse ano, os resultados mostram que estou no lugar certo, que fiz a opção certa. Estou adorando o Corinthians e tenho certeza que vou muito longe estando por lá – afirmou Leonardo.

 

Mais fotos:

[nggallery id=120]

Fotos Graça Paes/ Portal Aib News