PLANTÃO BARRA: Reunião mensal do 31º CCS

Um dos temas em questão foi à importância do registro de roubos e furtos nas delegacias para o controle da mancha criminal na região
 

Por Graça Paes, RJ

 

Dr. Márcio Dias (OAB-RJ)

Na manhã de segunda-feira, dia 18, foi realizada a reunião mensal de fevereiro, do 31º Conselho Comunitário de Segurança – 31º CCS, na sede da OAB-Barra, na Zona Oeste do Rio. Durante o encontro vários assuntos foram tratados entre eles o aumento no efetivo policial, carência de câmeras da CET-RIO, menores de rua nos semáforos, aumento a roubo e furto de veículos na Barra e no Recreio, troca-troca de delegados, entre outros. 

Mesa da reunião mensal do 31º CCS composta por autoridades da região

 

Participaram da reunião o presidente do 31º CCS  Sr. Renato Rocha, o comandante do 31º BPM (Recreio) o tenente-coronel Amaral, o inspetor Roberto da Guarda Municipal, a delegada da 42ª DP Adriana Belém e o inspetor Camilo, Dr. Carlos Henrique da 16ª DP,   o Major Renan do Gmar, Thiago Balzan da subprefeitura da Barra e de Jacarepaguá, Dr. Ricardo Menezes, presidente da OAB-Barra, Dr. Agostinho Teixeira, presidente da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB – Barra, Dr. Márcio Dias, presidente Comissão de Assuntos Comunitários da Seccional OAB/RJ, representantes da nova gestão da OAB-Barra, representantes de associações civis e comunitárias da região,  entre outros.

 

Tenente-coronel Amaral, do 31º BPM (Recreio)

 

O comandante do 31º BPM abordou a questão do policiamento na região, da importância do registro policial em caso de toda e qualquer ocorrência para controle da mancha criminal na região. Ele também abordou o aumento de roubo e furtos a veículos na região do controle do efetivo da área. De acordo com o comandante Amaral já existe um patrulhamento de policiais realizados com motos nos horários de 6h30 às 12h e 16h às 20h, nos locais com mais incidências de assalto, mas que nos dias de chuva alguns bandidos se utilizam de motos para trafegar no meio do trânsito.  Ele também falou sobre o fato de trabalhar em conjunto com a 16ª DP  e a 42ª DP em prol da segurança no que se refere à inibição de roubos e furtos de veículos e transeuntes na região.

 

 

 

Referente aos Bombeiros foi questionado ao Major Renan a questão dos hidrantes da região e novo mapeamento dos locais que necessitam de novos equipamentos. Também foram mencionadas as casas de show que estão sob intervenção e o que tem sido feito no local, que de acordo com ele o assunto está sendo inspecionado pelos Bombeiros de Jacarepaguá.

 

 

 

 

No que tange as delegacias, o Dr. Carlos Henrique da 16ª DP e o Dra. Adriana Belém da 42ª falaram sobre o troca-troca nos comandos. Dra. Adriana mencionou que em poucos dias deve estar sendo transferida para outra região. Liderados pelo presidente da OAB-Barra os participantes fizeram um abaixo-assinado que foi diretamente encaminhado a Dra. Martha Rocha, e as demais autoridades da esfera da Polícia Civil. A delegada agradeceu o apoio e a compreensão de todos pelo trabalho por ela realizado à frente da delegacia, assim como também fez o Dr. Carlos Henrique. Dra. Adriana Belém também falou sobre o curso que os policiais da 42ª DP fizeram para atender homossexuais vítimas de homofobia, para que estes também não sejam vítimas de discriminação na esfera policial.

   

Dr.Ricardo Menezes, Thiago Balzan e Dra. Adriana Belém

 

Mais assuntos abordados na reunião:

 – Um homicídio na região, de um jovem de 22 anos, que pode ter sido causado por homofobia;

 – Ataques a veículos conduzidos por mulheres praticados por motoqueiros que quebram vidros com pé de cabra e roubam pertences;

 – A carência de câmera da CET-RIO nas ruas, a Barra só conta com oito, até o momento;

 – Os ofícios já encaminhados ao governo do estado sem resposta;

 – A possibilidade de se investigar quem está por trás dos menores que circulam nas ruas da região da Barra e do Recreio.

 

 

A próxima reunião do 31º CCS será dia 11 de março, na sede da Barra Alerta, na Avenida das Américas, Barra da Tijuca.

 

08/04 – Condomínio Rio 2

13/05 – Câmara Comunitária da Barra da Tijuca – CCBT

 

 

 

Fotos Graça Paes/Portal Aib News

2 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Laudimiro Cavalcanti

    Participei da reunião, achei extremamente produtiva para nossa região, foi pedido mais ação, agora com o apoio direto da OAB Barra, entre outros ítens, concordo e assinei o abaixo-assinado, para evitar o troca-troca da nossa delegada Dra. Adriana, vamos cobrar, atenciosamente, Laudimiro Cavalcanti

  2. mariadagloriaestrella

    Moro a 25anos no recreio,não saberia viver em outro luga porem está ficando bem dificil,não podemos mais ir passear na orla depois que escurece,durante o dia encontramos muitos moradores totalmente drogados,pessoas que vieram recentemente.Tenho 70 anos,moro sozinha faço ginástica e já fui abordada por uma mulher as 10 horas da manhã na Gilka Machado a associação que querem criar com o nome de JARDIM RECREIO não passa de balela,só visam enteresse própio isso precisa ter um fim