PLANTÃO BARRA: Comissão Comunitária de trânsito se reúne em Jacarepaguá

O encontro realizado na ACIJA levantou questões ligadas ao trânsito de Jacarepaguá e os transtornos causados pela desordem no bairro e as obras da Transcarioca
 

Por Graça Paes, RJ

 

 

 

Na manhã de sexta, dia 22, no auditória da ACIJA – Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá, no  Rio Shopping, na Freguesia, em Jacarepaguá, a Comissão Comunitária de trânsito se reuniu  para tratar diversos assuntos ligados à região.

 

 

O encontro foi presidido pelo Sr. Clidenor Junior, novo coordenador do conselho de transito, que substitui  Renato da Sommexe que esteve no cargo de agosto a dezembro de 2012. Entre os assuntos abordados,  Junior falou sobre a sinalização na av. Ayrton Senna por conta de seu estreitamento na altura dos prédios cujo o condomínio é conhecido como Vila do Pan. Da preocupação dos moradores  quanto aos futuros cruzamentos na Transcarioca,  principalmente na Praça Seca que já se congestiona antes mesmo de existir a via segregada do BRT.  Ele ainda  citou os constantes engarrafamentos dos veículos que chegam do Valqueire e adjacências pela rua Luis Beltrão  que obrigatoriamente  contornam toda a praça para acessar a Rua Candido Benício em direção ao Campinho. Sugeriu o recuo de sinais não só na Candido Benicio como em outros locais.  Reiterou a necessidade de realização de novo acesso à Linha Amarela pela Rua Quintanilha, desafogando o transito na região do Retiro dos Artistas.  Foi abordada a questão da rotatória na Estrada do Cafundá para atenda a demanda de quem vai para a Estrada do Catonho.

 

 

Na ocasião, também foi levantada a questão do Hospital Cardoso Fontes cuja comissão já solicitou um estudo que viabilize uma rotatória em frente à unidade para que os coletivos  embarquem ou desembarquem  pacientes do Hospital evitando que os mesmos, por vezes debilitados, tenham que fazer  travessias da pista da Estrada  Menezes Cortes, já que não há viabilidade de construção de uma passarela por causa da questão ambiental.

 

 

Outro ponto frisado pela comissão foi a necessidade do semáforo localizado perto da Papizzo para quem vai para a Freguesia , embaixo da Linha Amarela, sua necessidade foi questionada, tendo em vista que naquele local não há passagem de pedestres e que o mesmo congestiona a avenida Geremário Dantas nos períodos de rush.

 

 

Outro ponto em questão que preocupa os moradores é a falta de fiscais da CET-Rio na extensão das obras da TransCarioca, para amenizar os transtornos nos trânsito e as irregularidades de alguns motoristas, principalmente de ônibus, que em alguns trechos da Praça Seca não param mais nos pontos causando engarrafamentos.

 

 

A questão da falta de fiscalização e ordenamento na Rua Salinópolis , na Taquara também foi levantada. Não há controle de ordem no local e motoristas estacionam de forma irregular causando transtornos para os moradores, principalmente nos domingos, em que é realizado um pagode no local, onde a aglomeração de pessoas é imensa.

 

 

Participaram da reunião representantes da CET-Rio, Rio-Águas e Guarda Municipal. A reunião não contou com representantes da subprefeitura da região.  Os assuntos abordados no encontro serão encaminhados aos respectivos órgãos e soluções e providências serão cobradas.

 

Fotos Graça Paes/ Portal Aib News

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.