PLANTÃO BARRA: Encontro Empresarial traça estratégias para a Barra da Tijuca

Entre os projetos estão a criação de Câmara Condominial na Barra da Tijuca e o uso de um aparelho touch screen ligado direto a policias civis e militares para denúncias de forma imediata
 

Por Graça Paes, RJ

 

 

Na manhã de sexta-feira, dia 26 de abril, foi realizado um café da manhã e um Encontro Empresarial realizado pela Acibarra – Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca, no restaurante Baby Beef. Durante o encontro, presidido pelo presidente da associação, o ex-senador Ney Suassuna, vários assuntos foram tratados, entre eles, o aumento de câmeras pelo bairro para ajudar o monitoramento do policiamento da região, o aumento do efetivo da PMERJ, na Barra e no Recreio, a criação da Câmara Condominial da Barra, e o possível uso de um aparelho touch screen ligado direto a policias civis e militares para denúncias de forma imediata, entre outros

 

Tiago Mohamed e Ney Suassuna

 

 

Diversas autoridades e líderes de associações participaram da reunião, além do ex-senador Ney Suassuna, também participaram do encontro, o comandante Amaral do 31º BPM, o sub-prefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, o delegado da 16ª DP Fábio Ferreira, o presidente da Comissão de Assuntos Comunitários, assessor da presidência da OAB-Barra  e diretor jurídico da Acibarra, Agostinho Teixeira, o vice-presidente da Acibarra, José Wilson, o Tenente Coronel Bombeiro Albucacys, o diretor de marketing da Carvalho Hosken, Ricardo Correa, Fernando Mello da ABM, o coronel Gilson Otero do Salvamar, o gerente da operadora Vivo, Wellington Rosa, o presidente da Associação de Imprenda da Barra, Manuel Lopes, a vereadora Laura Carneiro, entre outros.

 

 

 

Na ocasião Ney Suassuna anunciou que a festividade de Natal que era realizada no Jardim de Alah será transferida para a Barra da Tijuca e falou sobre a importância do evento denominado “Barra Week” para a região. Ele também pediu a ajuda dos empresários da região para a implantação do serviço de touch screen ligado direto a policias civis e militares, e a ajuda para a ampliação da sala de monitoramento de câmeras no batalhão, entre outros.

 

 

O comandante Amaral, do 31º BPM abordou a questão do policiamento na região e mais uma vez falou sobre o aumento do número de câmeras na Barra, que hoje somam seis. A questão já foi levada ao comandante geral da PMERJ, Costa Filho, na última reunião do 31 CCS, no início de abril, deste ano, e este ficou  de encaminhar os pedidos a Secretária de Segurança Pública. Amaral  também abordou a possibilidade da criação de novos postos, como o que fica próximo ao Carrefour para facilitar a circulação das viaturas e do pessoal, tendo em vista que o batalhão fica distante da área central da Barra.

 

 

No que tange as delegacias, o Dr. Fábio Ferreira, da 16ª DP informou aos presentes sobre o serviço de “HORA MARCADA – PRÉ REGISTRO DE OCORRÊNCIA”, disponível na página da policia civil do Rio de Janeiro (http://www.policiacivil.rj.gov.br)  e que já havia sido citado nas duas últimas reuniões do 31º CCS. O que facilita a vida da população, pois o agendamento evita filas nos balcões das delegacias.  Ele ainda alertou que o serviço só não é válido para roubo de veículos e homicídios. E, alertou sobre a importância do Boletim de Ocorrência que ajuda a mapear a mancha criminal da região. Ele falou que apoia a iniciativa da Acibarra em criar um aparelho touch screen para que a população da Barra possa fazer denuncias ligadas diretas as policias militare e civil.  Ele ainda ressaltou que atualmente o serviço de Disque Denúncia já está ligado diretamente ao expediente das delegacias, o que facilita ainda mais os serviços.

 

 

 

O Ten. Cel. Albucacys do comande de busca e salvamento falou que os hidrantes da região estão recebendo total  atenção, e que 90% destes já foram fiscalizados  estão com as tampas pintadas de amarelo. Ele também ressaltou que a corporação busca fazer sempre o melhor pela população, mas que encontra impecilhos na legislação de incêndio que é muito antiga. Ele também  ressaltou a importância da manutenção dos equipamentos de prevenção de incêndio nos condôminios para facilitar o trabalho dos bombeiros. Falou que seu comando recebeu treinamentos específicos e que é um dos mais bem preparados no que tange a busca e salvamento. Também disse que está com o efetivo completo e que alguns bombeiros estão sendo treinados para percorrer a região com motos facilitando o acesso a alguns locais devido ao trânsito.

 

 

 

O Dr. Agostinho  Teixeira falou sobre a Criação da Câmara Condominal da Barra da Tijuca que irá prestar um serviço de assessoramento jurídico e de apoio aos condomínios da região. Será uma associação apolítica. Ele também da luta da OAB-Barra, e pediu o apoio da comunidade empresarial da região, para a construção do Fórum do Recreio dos Bandeirantes.

 

 

 

O Sr. Wellington Rosa, gerente da operadora de telefonia celular Vivo ouviu a reclamação de alguns participantes do encontro e falou sobre o empenho da operadora em solucionar as questões na região. Ele foi complementada pela vereadora Laura Carneiro, que informou aos presente que preside uma comissão na Câmara Municipal do Vereadores do Rio, e que terá uma reunião com representantes de todas as operadoras de telefonia móvel para solicitar a melhoria do serviço na cidade do Rio de Janeiro.

 

 

 Fotos Graça Paes/Portal Aib News

 

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.