PLANTÃO BARRA: Inaugurada a nova emergência do Lourenço Jorge

A unidade passa a contar com um tomógrafo que é uma das principais demandas do hospital para o atendimento as vítimas de trauma
 

Por Graça Paes, RJ

  

 

No fim da manhã de sexta-feira, dia 5 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou  a nova emergência do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O espaço foi reformado para atender com mais qualidade e rapidez os pacientes de trauma que chegam ao local. As mudanças marcam a primeira fase da reestruturação pela qual o hospital vem passando desde 2012, que incluem ainda obras de readequação no centro cirúrgico. O espaço permite que a vítima de trauma receba o atendimento necessário com mais agilidade.

 

 

Estavam presentes a cerimônia de inauguração, o secretraio municipal de saúde Hans Dohman, o subsecretario de atenção hospitalar, urgência e emergência, João Luiz Ferreira Costa, o diretor do hospital, Dr. Mario Gama Lima, o subprefeito da Barra, Tiago Mohamed, o presidente da OAB-Barra, Dr. Ricardo Menezes, chefes de equipe, funcionários do hospital, a ex-subprefeita de Jacarepaguá, Marly Peçanha, a administradora Regional da Cidade de Deus, Miria Ferreira e representantes de associações e condomínios da Barra da Tijuca.

 

O diretor da unidade hospitalar, Dr. Mario Gama a mostrou as novas instalações aos presentes e também apresentou o novo trabalho. “Agora vamos ter mais agilidade para atender os pacientes que dão entrada nas emergências”, disse ele.

 

 

O secretário municipal de saúde, agradeceu a todos os presentes. Falou das críticas, das vitórias e elogiou o empenho de toda a equipe, e principalmente do prefeito Eduardo Paes. “A reforma do Lourenço Jorge reflete o investimento  que vem sendo realizado nos hospitais públicos de urgência e emergência do Rio. O nosso objetivo é otimizar cada vez mais o atendimento nos hospitais, que recebem diariamente, muitos casos de alta complexidade”. discursou Hans Dohman.

 

 

 

Nova emergência

A nova emergência está instalada onde antes funcionava o serviço de pronto-atendimento da unidade, transferido no ano passado para a Coordenação de Emergência Regional da Barra da Tijuca – CER, que fica ao lado do hospital.

 

 

 

A sala conta com sete leitos, um deles isolado em espaço com instalações que permitem a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. Todos os leitos são equipados com suporte de terapia de terapia intensiva. A obra custou R$300 mil.

 

 

 

O hospital também recebe um novo tomógrafo, uma das principais demandas da região. O aparelho é de última geração e conta com 16 canais o que irá aumentar a aplicabilidade do exame. o método utilizado por este aparelho é chamado de multislice e permite redução no tempo de captura e melhor definição das imagens,, sendo não invasivo, rápido e de alta previsão diagnóstica. Ela custou cerca de R$1,4 milhão.

 

João Luiz (subsecretário), Hans Dohman (secretário) , Ricardo Menezes (Pres. da OAB-Barra) e Tiago Mohamed (subprefeito)

 

O Hospital Municipal Lourenço Jorge foi inaugurado em 1996 e realiza em média 400 atendeimentos de trauma por mês, entre acidentes de trânsito, baleados etc. A unidade é referência em cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, clínica médica, odontologia, ortopedia-traumatologia, pediatria e psiquiatria.

 

Confira mais fotos do evento:

Fotos Graça Paes/Portal Aib News

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.