PLANTÃO BARRA: Moradores visitam obras da ponte estaiada na Barra da Tijuca

A previsão é que ela seja aberta aos motoristas até setembro de 2013
 

 

O subprefeito da Barra da Tijuca, Tiago Mohamed, acompanhou na manhã de sábado, dia 8 de junho, uma visita guiada ao canteiro de obras da Ponte Estaiada,  na Aenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, que fazem parte das intervenções da Transcarioca. A previsão é que ela seja inaugurada e liberada para o tráfego de veículos até setembro deste ano.

 

 

Na ocasião, um grupo de moradores e líderes de associações da região acompanhou de perto toda a explanação da obra e o processo de construção da ponte que foi realizada  pelo engenheiro civil, responsável pela construção, Dr. Igor Leonardo. De acordo com ele foram usados materiais reforçados para a construção dos cabos conhecidos como “estaios” que garantem a sustentação da ponte, por esse motivo o nome ‘Ponte Estaiada’: “Esse projeto faz parte da Transcarioca que irá ligar a Barra ao Aeroporto, e é uma maneira de criar alternativas para os motoristas que saírem da linha Amarela em direção à Barra da Tijuca ou Abelardo Bueno”, disse o enegenheiro.

 

A respeito da escolha do tipo de construção, Igor falou que a forma escolhida é menos prejudicial ao meio ambiente, pois não foi necessário colocar materiais dentro do canal para a construção da ponte, já que ela será sustentada pelos “estaios”.  Já para o subprefeito da Barra, Tiago Mohamed, essa ponte “vai ser muito bonita e vai virar um marco para a região, garantindo maior mobilidade”, explicou ele.

 

Igor Leonardo, Eduardo Fagundes e Tiago Mohamed

Vale lembrar que o Túnel Billy Blanco foi a primeira obra da Transcarioca a ser completada. A previsão de finalização de toda obra é dezembro de 2013.

 

Alguns moradores perguntaram sobre a questão da corrosão, tendo como exemplo o Joá, mas essa hipótese foi totalmente descartada pelo engenheiro responsável, que garantiu que todo o metal utilizado foi preparado para evitar esse tipo de problema.

 

 

Participaram do encontro vários representantes de associações civis e comunitárias da região, o coordenador das obras dos corredores expressos da Prefeitura do Rio, Eduardo Fagundes, e o subprefeito da Barra, Recreio e Jacarepaguá, Tiago Mohamed.

 

 

 

Texto e fotos: Joici Souza

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.