PLANTÃO BARRA: Copacabana foi palco da Via Sacra e mais uma vez recebeu o Papa

Papa Francisco acompanhou o ato religioso que foi encenado pela Orla
 

Por Graça Paes, RJ

 

JMJ (Graça Paes)

 

A sexta-feira, dia 26 de julho, foi um dia cheio na agenda do Papa Francisco, após o encontro com jovens na Quinta da Boa Vista e sua ida ao Palácio São Joaquim, na Glória, o Pontícife mais uma vez foi à Copacabana e acompanhou a via sacra com todos os fiéis. O ato religioso foi composto por 14 estações, sendo 13 delas encenadas e distribuídas ao longo de um trajeto que começou em frente à Rua Paula Freitas e seguiu até Avenida Princesa Isabel, onde estava instalado o último e principal palco. As estações fizeram a reprodução da rota percorrida pelo Messias na cidade de Jerusalém, só que nesta encenação o cenário foi retratado com um estilo carioca como a Pedra do Arpoador e a Escadaria Selarón, na Lapa.

 

JMJ - Via Sacra (Graça Paes)

 

Após assistir à encenação da Via Sacra, o Papa fez um pronunciamento exaltando a participação da juventude no cristianismo, e a importância da religião na vida dos jovens:  ” Bem-aventurado o Papa João Paulo II que confiou aos jovens a cruz peregrina. A cruz percorreu todos os continentes e atravessou os mais variados mundos da existência humana, ficando quase que impregnada na vida dos jovens. Ninguém pode tocar a cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela, e sempre algo da cruz de Jesus passa para a vida das pessoas. Nessa tarde, queria que ressoassem três perguntas no seus corações: o que terão deixados na cruz, queridos jovens brasileiros, nesse período que ela atravessou o país. E o que terá deixado a cruz em cada um de vocês? – disse o líder da Igreja Católica.

 

Ator Bernardo Mendes

Ator Bernardo Mendes

Cerca de 300 artistas integraram o elenco que representou a Via Crucis de Cristo, desde a condenação, crucificação até o sepultamento de Jesus. Alguns famosos também estiveram presentes, entre eles, Cássia Kiss Magri, que representou a virgem Maria, Eriberto Leão, Murilo Rosa, Narjara Turetta, Lívia Aragão e o ator Bernardo Mendes que representou Jesus.

 

JMJ - Papa Francisco - Graça Paes

O Papa Francisco mais uma vez atrai muitos fiéis em Copacabana, RJ

 “Os telões serviram para que o Santo Padre participasse de tudo, mesmo que do palco central”, explicou o diretor geral da encenação católica, Ulysses Cruz. O Papa, assim como os demais fiéis que estavam na praia, acompanharam tudo por telões espalhados pela orla de Copacabana.

 

JMJ - Cruz Peregrina (Graça Paes)

 

O evento ainda contou com um cortejo da cruz peregrina, que passa por todas as estações. A comitiva do símbolo é formada por 30 coroinhas, 36 oficiais da Marinha, 20 guardas de honra da cruz, 100 voluntários que portaram bandeiras dos países que estão participando da 28ª Jornada Mundial da Juventude, além de outros 40 peregrinos que estavam com matracas.

 

O ator Murilo Rosa se apresentou no palco principal para o Papa Francisco

O ator Murilo Rosa se apresentou no palco principal para o Papa Francisco

 

Fotos Graça Paes/ Portal Aib News

0 comentários