A OAB Barra e Instituto Cultural Lagoa Viva promovem o I Curso de Direito Ambiental na região

O curso será realizado de 7 à 30 de outubro, e as aulas acontecem às segundas e quartas, das 10 às 12h, na sede da OAB, na Barra
 

Apresentação do projeto, em 14 de agosto, na sede da OAB Barra

  

A Comissão de Direito Ambiental da OAB/ Barra da Tijuca (57ª. subseção do Estado do Rio de Janeiro) e o Instituto Cultural Lagoa Viva promoveram no auditório da OAB, na Barra da Tijuca, , o Seminário “DIA DE COMBATE A POLUIÇÃO”. Na ocasião foi realizada a assinatura do Protocolo de Cooperação entre as entidades e foi apresentação do I Curso de Direito Ambiental OAB/Barra, coordenado pela presidente da Comissão,  Dra, Christianne  Bernardo. O evento contou com um coquetel de boa-vindas e com as palestras de Dr. Wanderley Rebello Filho, Presidente da Comissão de Direito Ambiental da Subseção de Búzios e Dr. Francisco Carrera, Advogado da área de Meio Ambiente.

 

 

Donato Velloso, presidente do Instituto Lagoa Viva,  foi o mediador do encontro, que reuniu advogados, autoridades e lideranças da região. Entre os presentes, José Maria Herdy de Barros, ex-Presidente da Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca (ACIBARRA), Alexandre De Bonis, Coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Alexandre Gontijo, Presidente do instituto Eventos Ambientais (IEVA), Mireille Pannett, Pres. da ONG Together for Peace entre outros convidados.

 

 

Participaram da mesa: Dr.Luiz Igrejas, presidente da Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana,Dr. Francisco Carrera,Dr. Cláudio Carneiro,diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Barra da Tijuca, Dr. Ricardo Menezes, presidente da OAB/ Barra, Dra, Christianne Bernardo, Dr. Wanderley Rebello Filho e José Wilson Cordeiro, Diretor da Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca (ACIBARRA), representando o ex-senador da república, Ney Suassuna, presidente da entidade, que foi homenageado com uma Moção pela OAB/ Barra, na pessoa do Jornalista e Assessor Especial da Presidência, Roberto Monteiro Pinho.

 

 

O curso é direcionado a advogados,  bacharéis,  estudantes e qualquer pessoa interessada em meio ambiente em geral e ao Direito Ambiental. O I Curso de Direito Ambiental OAB/Barra vai contar com 8 aulas, saídas de campo, visitação ao Complexo Lagunar monitorada por biólogo e visitação com palestra à Estação de Tratamento (ETE) da Barra.

 

O objetivo é disseminar o conhecimento acerca de temas em destaque do Direito Ambiental, principalmente no que diz respeito aos aspectos práticos perante a vida em sociedade.

 

O curso será realizado de 7 à  30 de outubro, e as aulas acontecem às segundas e quartas, das 10 às 12h, na sede da OAB, na Barra. Vagas limitadas.
 

Ementa das Aulas:

Aula 1 – 07/10: Recursos Hidricos : Aspectos Legais e Práticos, com Eldis Camargo.

Aula 2 – 09/10: Crimes Ambientais: Aspectos Legais e Práticos, com Wanderley Rebello Filho e Viviane de Souza Freitas,Delegada da Polícia Federal.

Aula 3 – 14/10: Saneamento Aspectos Legais e Técnicos, com Sandra Beltrão e David Zee.

Aula 4 – 16/10 :Educação Ambiental:Aspectos Legais e Práticos comSandra Beltrão e Renato Bellini.

Aula 5 – 21/10 : Unidades de Conservação : Aspectos Legais e Práticos, com Christianne Bernardo e David Zee.

Aula 6 – 23/10: Arquitetura Sustentável, com Virgínia Palhano

Aula 7– 28/10:Resíduos Sólidos : Aspectos Legais e práticas demonstrativas, com Christianne Bernardo e Maria do Carmo Barbosa de Oliveira.

Aula 8-30/10: Segurança Alimentar e a Geração do desperdício.

 

 

Serviço:

A OAB/Barra da Tijuca fica na Avenida das Américas, 3959 – Shopping Marapendi – Lojas 217/222 . Barra da Tijuca /RJ.

Informações e inscrições:  OAB/Barra da Tijuca : (21) 3545-6600

ONG Lagoa Viva : (21) 3325-1562

2 comentários

  1. Marcela de Brito Rocha.

    Quero confirmar minha inscrição no I Curso de Direito Ambiental de OAB.