PLANTÃO BARRA: Cidade do Rock se prepara para o Rock in Rio 2013

Faltando 30 dias para o evento, a organização do festival já está em contagem regressiva e anunciou programação da RockStreet
 

Por Graça Paes, RJ

 Graça Paes - Zapp News - Rock in Rio

 

Dia lindo no Rio de Janeiro, assim foi a tarde de terça, dia 13 de agosto, na Barra da Tjuca. Boa parte da imprensa estava concentrada na Cidade do Rock, pois há um mês da realização da edição de 2013, a organização reuniu os profissionais de comunicação e apresentou a Rock Street, que este ano será inspirada na Grã-Bretanha e na Irlanda. Estavam presentes, Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, Bruce Henri, diretor artístico da Rock Street, o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, Roberto Medina, Rubem Medina, entre outros.

 

 

Alex Ellis, Roberta Medina e Bruce Henri

Alex Ellis, Roberta Medina e Bruce Henri

 

Sucesso absoluto entre o público presente no Rock in Rio 2011, a rua temática, com 150 metros de extensão, está sendo montada pela segunda edição consecutiva do Brasil. A programação conta com artistas totalmente imersos na temática proposta e o público se sentirá viajando pelo bairro londrino Camden Town e a rua irlandesa Grafton Street.

 

 Graça Paes - Zapp News - Rock in Rio

 

O local ganhou cores, brilho, e quem circular por lá pode acabar por se deparar com John Lennon, incorporado por uma estátua viva. O local também estará repleto de músicos interpretando clássicos do rock inglês, bandas de música irlandesa e malabaristas punk. Caricaturistas, acrobatas, mágicos e cartomantes também estarão presentes no espaço, tudo no característico clima descontraído, envolvente e espontâneo da  Rock Street.  Para deixar a galera tranquila, e à vontade, as lojas, bares e restaurantes terão cenografia desenhada por João Uchoa e serão ambientados nos pubs ingleses e nas ruas de Dublin.

 

 

Roberta Medina

Roberta Medina

  

Para Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, que estava pra lá de animada,  a Rock Street é a única atração alternativa que conta com tanta aprovação  do público, assim como a  importância da tirolesa, que se tornou uma das marcas registradas do evento. “A Rock Street é um caldeirão de diferentes atrações e manifestações artísticas. Em um ambiente aberto, divertido e descontraído, onde artistas esbanjam talento, seja nos 150 metros de rua ou no palco. Na RockStreet é possível relaxar sentado em um dos bares, assistir jam sessions que rolam o dia inteiro, saber seu futuro com a cartomante, ou até aprender malabares. A escolha é do público”, explicou Roberta.  Ela também ressaltou que a  programação do local, que começa dia 13 de setembro, vai relembrar a “cena do telhado” com os Beatles.   O fato, em questão,  ocorreu em 1969, quando  os Beatles tocaram em cima do edifício da Apple Record, em Londres. O ‘show’  será feito pelo grupo “All We Need is Love” num ambiente que imita o estilo  do bairro londrino Camden Town e a rua irlandesa Grafton.  

 

 Graça Paes - Zapp News - Rock in Rio

 

 

Outras atrações de música, dança e folclore britânico e irlandês também  farão parte da programação, como espetáculos de sapateado e apresentações  com gaitas de fole, flautas irlandesas, banjos e violinos.

 

 Graça Paes - Zapp News - Rock in Rio

 

Já o diretor artístico do espaço, Bruce Henri, muito contente e animado falou sobre a diversidade cultural do espaço. “Teremos uma diversidade cultural ainda maior na Rock Street este ano, pois circularemos por um universo musical girando em torno da cultura da Grã-Bretanha e da Irlanda”, destacou Bruce. Segundo ele, a rua estará ainda mais animada nesta edição. “Tenho certeza que o público vai aprovar toda a programação. Pela primeira vez teremos uma big band, a Rock Street Big Band, dedicada exclusivamente a composições dos Beatles. Outra grande novidade será a presença de Evandro Mesquita e sua banda Blitz, o Kid Abelha e Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho” – disse ele.

 

 Graça Paes - Zapp News - Rock in Rio

 

Empolgado com o Brasil, e principalmente com o Rio de Janeiro, o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, que já arrisca muitas palavras e até frases inteiras em português, e que se disse fã de carteirinha do evento, esbanjou alegria durante a coletiva de imprensa.  “Fazer parte do Rock in Rio é uma oportunidade fantástica para divulgarmos  nossa cultura e música”, afirmou o cônsul de Inglaterra no Rio de Janeiro,  Alex Ellis, contando que já esteve duas vezes no festival, na edição portuguesa,  em Lisboa.  Ele também salientou que a decisão de participar num dos maiores festivais de música do mundo  tem como estratégia ajudar a atrair mais turistas brasileiros para o Reino  Unido, mantendo o crescimento expressivo já registado nos últimos cinco  anos, quando o fluxo de brasileiros para a Inglaterra mais que triplicou.

 

 Graça Paes - Zapp News - Rock in Rio

 

A  Cidade do Rock já está quase pronta, faltando apenas a montagem da estrutura dos patrocinadores  e colaboradores, como a  área dos bares, restaurantes e lojas.

 

 Graça Paes - Zapp News - Rock in Rio

 

Roberta também percorreu com a imprensa o local  e mostrou que o palco Sunset, onde toca a maioria das bandas portuguesas presentes  nessa edição, está em fase final de acabamento, recebendo o cenário que  pesa cerca de 40 toneladas. “O palco Sunset foi muito bem aceite pelo público em 2011 e esse ano  virá muito maior”, revelou.  E o palco Mundo está em fase final de acabamento.

 

 

 

A programação

Durante os sete dias do Rock in Rio 2013, a programação da Rock Street começa a partir das 14 horas. No primeiro dia do festival, 13 de setembro, o público será recepcionado na abertura dos portões pela Brazil Caledônia Pipe Band, um grupo formado por 12 gaitistas de fole escocês.

 

 

Além das atrações do palco, que este ano deixou de ser um coreto e ganhou novas dimensões, com cerca de 15 metros de largura e 8 metros de altura, a apenas um metro do chão, muito próximo ao público, a rua contará com 20 lojas em estrutura de fibra de vidro (material sustentável e de fácil reutilização). Neste espaço serão comercializados produtos diversos, desde alimentos até roupas. Também haverá uma loja conceito no local, para que o público possa interagir com as marcas. 

Programação completa da Rock Street (No site do Rock in Rio http://rockinrio.com/rio/

 

A banda cover dos Beatles - ALL YOU NEED IS LOVE

A banda cover dos Beatles – ALL YOU NEED IS LOVE

 

Sobre o Rock in Rio

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas – Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

APPROACH – assessoria de imprensa Rock in Rio
www.approach.com.br

 

 

Colaboração Victor Bellani  (aluno de jornalismo da Estácio)

Fotos de Graça Paes/Agência Zapp News/ Portal Aib News

0 comentários