PLANTÃO BARRA: Inaugurados mais dois novos Espaços de Desenvolvimento Infantil

Serão mais 475 vagas para os moradores das comunidades de Muzema e Rio das Pedras, em Jacarepaguá
 

EDIMuzema01

 

Na manhã de quarta-feira, dia 21 de agosto, o prefeito Eduardo Paes, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, o secretário de Habitação, Pierre Batista, as professoras Sônia de Araújo Marques e Ignezita Dantas Monteiro, da 7ª CRE, e o gerente de Projetos Especiais da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Eduardo Pádua inauguram  dois novos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) que vão atender os moradores das comunidades de Muzema, no Itanhangá, e Rio das Pedras, em Jacarepaguá. Essas novas creches vão atender 475 crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade.

 

2013_08_21_Emilia (110)

 

Para o prefeito Paes, a educação infantil faz parte de um processo de construção do futuro de uma cidade. “Essa primeira fase de vida das crianças é muito importante para o seu desenvolvimento e a sua formação. Com elas na escola temos a chance de formar grandes cidadãos do futuro. Além disso, esses espaços também beneficiam as mães, que podem trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estarão sendo bem cuidados num lugar com muita qualidade e que não deixa nada a desejar para as creches particulares” – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

 

 

 

O EDI Professora Matilde Rosa Lopes de Araújo (Itanhangá) tem capacidade para atender 125 crianças, enquanto o EDI Professora Emília Maria Vieira de Jesus (Rio das Pedras) tem 250 vagas para creche e 100 para a pré-escola. As duas unidades foram construídas pela Secretaria Municipal de Habitação e contam com salas de atividades, berçários, lactário, fraldário, solário, além de áreas administrativas.  “Uma das nossas funções é transformar espaços vazios e abandonados em equipamentos que beneficiem a população carioca. Na Muzema, no terreno onde foi construída a creche, havia uma casa abandonada que estava prestes a ser invadida. Em Rio das Pedras, tínhamos esse terreno ocioso, onde construímos o segundo EDI dessa região, que vem recebendo diversos investimentos da prefeitura, como nova escola e clínica da família.  Há ainda planejamento para a construção de mais escolas, creches e outra unidade de saúde” – contou o subprefeito Tiago Mohamed.

 

 

 

A professora Emília Vieira de Oliveira, filha da também professora Emília Maria Vieira de Jesus, que dá nome ao EDI de Rio das Pedras, agradeceu à Prefeitura pela homenagem à sua mãe:  – Minha mãe era nordestina e veio para o Rio com 6 anos. Sempre moramos aqui nessa região, que também abriga muitos outros nordestinos. Infelizmente ela faleceu em 2006. Mas deixa um legado. Seu sonho sempre foi ser professora e dedicou sua vida à educação. É um orgulho muito grande saber que seu nome será referência aqui no bairro e que batiza um espaço voltado para o desenvolvimento e futuro de muitas crianças.

 

 

 

As inscrições para matrículas no EDI Professora Matilde Rosa Lopes de Araújo poderão ser realizadas a partir desta quinta-feira (22/08), às 7h, na Estrada de Jacarepaguá, nº 405, na Comunidade Muzema. Já para o EDI Professora Emília Maria Vieira de Jesus, na Estrada Velha, s/nº, Rio das Pedras, em Jacarepaguá, os responsáveis devem procurar a unidade a partir da próxima segunda-feira (26/08), no mesmo horário. As inscrições serão submetidas a sorteio e, para realizá-las, os interessados deverão levar no ato um documento de identidade, a certidão de nascimento do filho e o Cartão Família Carioca, caso a família seja beneficiária do programa.

 

 

 

Desde 2009, a Secretaria Municipal de Educação vem ampliando a oferta de vagas em creche em toda a cidade. Para isso, a prefeitura criou o cargo de professor da Educação Infantil e já convocou mais de 3.700 professores. Ao todo, foram construídos 118 EDIs e criadas 26.568 novas vagas de creche e pré-escola na rede municipal de ensino. Até 2016, estão previstas a criação de 30 mil novas vagas para a Educação Infantil e a inauguração de mais 100 EDIs.

 

 

 

Fonte e Fotos:  Assessoria de Comunicação | SubPrefeitura Barra e Jacarepaguá

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.