ArtRio se consolida como um dos mais importantes eventos de arte do mundo

Evento trouxe ao país obras de grandes nomes como Picasso, Calder, Yayoi Kusama, Lucio Fontana, Sarah Morris e Anish Kapoor
 

A terceira edição da ArtRio, que encerrou neste domingo, 08 de setembro, consolidou o evento como uma das mais importantes feiras do mundo no cenário das artes. A feira, que recebeu público total de 52 mil pessoas, contou com a presença de 106 galerias e ocupou área de 20 mil metros quadrados nos armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá.

 

 

A direção da ArtRio realizou uma série de mudanças para a edição deste ano, e todas foram muito bem recebidas pelas galerias participantes e pelo público em geral. Para proporcionar maior conforto aos visitantes, o número de ingressos vendidos para o evento foi limitado, e as vendas tiveram início antecipado pela internet.

 

 

Separada em programas – PANORAMA, VISTA, LUPA e SOLO – a ArtRio contou com a presença de grandes galerias brasileiras, como a Fortes Vilaça, Luisa Strina e Anita Schwartz, e internacionais, como Gagosian, White Cube e David Zwirner. Estrearam na feira este ano importantes nomes como Gladstone (Nova Iorque / EUA), Marian Goodman (Nova Iorque / EUA, Paris / França), Massimo de Carlo (Milão / Itália, Londres / UK), Pace (Nova Iorque / EUA, Londres / UK) Victoria Miro (Londres / UK), entre outras.

 

 

Mais do que uma feira de arte, a ArtRio é reconhecida pelo grande público como um evento único, oportunidade de ver, em um mesmo espaço, obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas.

 

 

A ArtRio contribui de forma ativa durante todo o ano para o sucesso da cadeia produtiva de arte em todas as principais capitais do país e tem também um forte papel de polo estimulador, apoiando exposições, destacando novas galerias e a formação de artistas jovens. O portal da ArtRio, com atualização permanente durante o ano, é uma grande central de notícias do mundo das artes, com informações sobre o que acontece no Rio de Janeiro e também no mundo. Dessa forma, a marca ArtRio traz a arte para uma pauta mais abrangente, estimula a divulgação artística e dos conceitos da arte, enquanto fornece as bases para a formação de um novo público. Desta forma, o evento vai construindo um legado artístico para o público brasileiro, ávido por consumir arte e cultura, como demonstram os grandes números de visitação da feira.

 

 

A realização da ArtRio é dos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho. O patrocínio máster da marca é do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.Também renovaram o patrocínio com a  feira nesta edição as marcas TIM e Ipanema. A Accenture estreou como patrocinador do evento e a seguradora AON renovou o apoio. Já o Shopping Fashion Mall e a Universidade Estácio de Sá apoiaram pela primeira vez o evento.

 

 

Esse ano nosso foco durante todas as etapas de produção do evento foi a qualidade. Desde a seleção das melhores e mais representativas galerias do Brasil e do mundo, passando pela montagem dos estandes e iluminação e até no número de público. Queremos oferecer a melhor experiência durante a visita à feira para os galerias, artistas e colecionadores. A ArtRio conquistou forte reconhecimento internacional, e podemos comprovar isso com a presença de galerias como a Gagosian, que retornou ao evento em 2013, e a estreia da Pace e Marian Goodman. Além disso, sabemos que a ArtRio tem um importante papel na formação de um novo público para a arte, pessoas que estão tendo agora contato com galerias e artistas. Isso é muito importante para a renovação e consolidação do mercado”, indica Brenda Valansi, sócia da ArtRio.                

 

                 

A organização da ArtRio esse ano foi um grande desafio, pois nosso foco foi oferecer nível internacional em todos os aspectos. Acredito que conseguimos transformar os armazéns do Píer Mauá em grandes celeiros culturais, um território sem fronteiras totalmente dominado pela arte. É importante também reforçar o trabalho realizado pelos patrocinadores do evento, que mais do que apoiar, desenvolveram projetos inéditos e de extrema importância para a arte brasileira e para o público em geral. O Bradesco criou esse ano o Prêmio FOCO Bradesco/ArtRio, com objetivo de fomentar e difundir artistas emergentes. Além disso, o Bradesco viabilizou a exposição Intervenções no MAM, com mostra de grandes obras, e ofereceu uma verba para a curadoria do museu adquirir obras para seu acervo. Outro projeto que mereceu destaque foi realizado pela  marca Ipanema, que inovou montando no Píer Mauá a exposição Lost then Found, com fotos inéditas de Andy Warhol feitas por Steve Woods”, fala Luiz Calainho.

 

 

Em 2014 a ArtRio será realizada entre os dias 10 e 14 de setembro. A produção já tem início nos próximos meses, quando a organização começa a receber as fichas de inscrição das galerias. Além disso, a direção da ArtRio estará presente nas principais feiras internacionais para encontros de relacionamento com galeristas, colecionadores e curadores.

 

 

Nosso foco é ter a marca ArtRio reconhecida no mundo inteiro, e para isso o trabalho acontece durante todo o ano. Além disso, queremos realizar ações especiais durante os meses que antecedem a feira, estimulando o contato com a arte”, acrescenta Brenda Valansi.

 

 

Portal ArtRio – Um portal com todas as informações sobre o universo da arte no mundo, incluindo matérias jornalísticas sobre o setor, entrevistas com galeristas, artistas e colecionadores; calendário mundial com as feiras e eventos mais importantes, indicação de galerias, museus e coleções privadas de diversas cidades, além de dados de mercado. Uma agenda completa das principais exposições no país é atualizada com frequência, reunindo numa simples ferramenta informações sobre o tema e/ou artista e serviço completo, como datas, horários e localização.

 

 

Artistas brasileiros como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, Nelson Leiner, Cinthia Marcelle, Maria Nepomuceno e Vik Muniz foram destaques.

 

Em 2014, a feira vai acontecer entre 10 e 14 de setembro no Píer Mauá 

www.artrio.art.br

www.facebook.com/artriofeirainternacionaldeartecontemporaneadoriodejaneiro

www.twitter.com/artriofair

Instagram: @artrio_art_br

 

MAIS INFORMAÇÕES

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.