PLANTÃO BARRA: 31 CCS debate o aumento dos índices de violência na região da Barra e do Recreio

No encontro, o comandante do 31º BPM informou o aumento do efetivo na área, com a chegada de 40 policiais e o retorno da cabine próxima a Cidade das Artes
 

Por Graça Paes, RJ

 31.CCS.SET (2)

 

Na manhã de segunda-feira, dia  9 de setembro, foi  realizada a reunião mensal do 31º Conselho Comunitário de Segurança, no condomínio Parque das Rosas, Edifício Rosa dos Ventos, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

 

31.CCS.SET (11)

 

Estavam presentes, o vereador Carlo Caiado, os advogados da OAB, Dr. Marcio Dias e Dr. Agostinho Teixeira, o presidente do 31º CCS Renato Gomes da Rocha, Sr. Cléo Pagliosa, 2º Secretário do 31 CCS, o comandante Amaral do 31º BPM, o Tenente Cel. Bombeiro Albucacys, o delegado adjunto da 16ª DP, o Inspetor da Guarda Municipal Jardim, entre outros.

 

Policia Militar

31.CCS.SET (6)O comandante Amaral foi muito questionado pelos presentes sobre o patrulhamento da área do Parque das Rosas, assaltos a transeuntes, uso de drogas, flanelinhas, e para alegria do 31 CCS, que tanto lutou, e de todos os presentes, ele prontamente já foi anunciando a chegada de 40 policiais ao Batalhão que vai aumentar o efetivo na região fazendo com que o patrulhamento flua melhor.

 

Ele também falou que o controle de flanelinhas é complicado, tendo em vista que atualmente é uma profissão regulamentada. E, juntamente com o Inspetor da Guarda Municipal, Jardim, ambos salientaram que esse controle é um trabalho de formiguinha. Sempre que existe uma ronda, os não-credenciados são afastados da área, mas não é uma tarefa fácil de controlar.

 

O Inspetor Jardim também ressaltou que não é fácil tirar a população que dorme nas ruas, pois não é crime dormir nas ruas. Esse é um trabalho direcionado ao serviço social.

 

Amaral também informou a todos os presentes que a cabine da 1ª Cia próxima a Cidade das Artes volta a funcionar, logo após o Rock in Rio.

 

Corpo de Bombeiros

 

31.CCS.SET (9)

 

O Tenente Coronel Albucacys falou sobre o trabalho dos bombeiros na região e disse que continua com seu efetivo inspecionando casas noturnas e estabelecimentos regionais e que cerca de 80% dos mesmos, ainda se encontra em situação irregular.

 

O síndico do Marapendi falou sobre assaltos a alunos de escolas da região e moradores ressaltaram que veículos são violados na Felicíssimo Cardoso.

 

 

 

 

Policia Civil

 

O representante da 16ª DP, mais uma vez ressaltou a importância do Boletim de Ocorrência que ajuda a traçar os índices de violência na região, e também respondeu aos questionamentos de alguns moradores a respeito de uso e porte de drogas. Deixando claro que não existe punição para o usuário, além de advertência verbal.

 

 

 31.CCS.SET (3)

Rock in Rio

O comandante Amaral falou sobre as intervenções na Barra devido ao evento musical Rock in Rio que começa dia 13 de setembro. De acordo com ele 100 homens a mais por turno vão atuar na área da Barra e do evento, entre eles a cavalaria, cães e a polícia naval. Além de patrulhar os policiais vão tentar inibir invasões e manifestações.

 

Ele também foi taxativo no que tange as manifestações que possam vir a ocorrer. Caso sejam pacíficas serão monitoradas, porém, se vieram a ser mais agressivas serão tratadas com o rigor necessário. De acordo com o comandante Amaral o fato de o evento reunir a mídia nacional e internacional pode fazer com que os vândalos queiram se aproveitar da situação.

 

Fechando o evento também foram mencionados  assuntos ligados à aglomeração de efetivo nas UPPs, estacionamento irregular na área do Parque das Rosas, tráfico de drogas na Barra e assaltos frequentes.

 

31.CCS.SET (17)

Castrinho finalizou o evento salientando que a população precisa se unir e usar a internet a seu favor para lutar. Ele também alertou aos moradores do Parque das Rosas que se unam para colocar câmeras pela região, a fim de registrar tudo o que ocorre para auxiliar as autoridades, em futuras investigações.

 

 

Por fim, o presidente do 31º CCS pontuou que um dos maiores problemas, no que tange a luta para a melhoria da região da Barra e do Recreio, e a falta de união entre os órgãos, associações e os próprios moradores, visando o coletivo, e não apenas seus próprios egos.

 

Confira mais fotos:

 

Graça Paes/ AIB NEWS

1 comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Angela Ormond

    Boa tarde Graça
    Infelizmente ñ pude comparecer a reunião,mas fico feliz por saber através de vc o q/ aconteceu.Bjos