Plantão Barra: A unidade móvel do Hemorio coletou sangue na Barra

As doações foram realizadas na Paróquia de São Francisco de Paula
 
Doação de sangue na Barra

Doação de sangue na Barra

  

Na quarta-feira, dia 11 de setembro,  a Paróquia de São Francisco de Paula, localizada na Praça Euvaldo Lodi, no Jardim Oceânico, popularmente chamado de Largo da Barra, recebeu mais uma vez uma equipe do HEMORIO para a coleta de sangue dos paroquianos, moradores do Jardim Oceânico, trabalhadores locais e áreas próximas.  De acordo com os paroquianos a ação recebeu mais de 100 voluntários.

 

 Graça Paes

 

A jornalista Graça Paes, que escreve esta matéria, também doa sangue há 17 anos e sempre participa da campanha realizada na igreja da Barra. “Para mim doar sangue é um ator de amor. Doar sangue é doar vida. Eu contribuo hoje para salvar uma vida que amanhã pode ser a minha” – declarou.

 

 

IMG_7544

 

De acordo com a Dra. Maria Helena Cantamissa, uma das coordenadoras da campanha de doação, o trabalho é realizado com a colaboração de voluntários e de funcionários do HEMORIO e muitos apoiadores contribuem fornecendo lanche para os envolvidos no projeto.

 

 

De acordo com a Drª Márcia, responsável pela coletiva móvel, para doar não é preciso estar de jejum, mas é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, assim como bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Ela também adverte que quem fez uma tatuagem deve esperar 1 ano para realizar a doação, e que a cada retoque que for feito na tatuagem, será necessário esperar mais um ano. Já os casos de hipertensão devem ser cuidadosamente analisados entre o possível doador e o médico de plantão no dia da coleta. “Cada caso é um caso” – advertiu.

 

 

 

Se você não pode ir a paróquia, e quer ajudar a salvar vidas, basta procurar uma unidade do HEMORIO, mais próxima de sua residência. Para doar é necessário portar um documento de identidade oficial com foto, ter mais de 18 e menos de 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ser usuários de drogas, não estar grávida ou amamentando e estar saudável.

 

 

Se você estiver em perfeita saúde, com idade entre 18 e 68 anos e pesar no mínimo 50Kg,  seja um doador.  

Quem doa sangue, salva vidas !! Para maiores informações: 0800-282-0708 ou www.hemorio.rj.gov.br

 

 

 

 Fotos Graça Paes e Rodrigo Fonseca – Plantão Barra – AIB NEWS

0 comentários