PLANTÃO BARRA: Lançamentos na Bienal do Livro

"Aqui estamos nós : IDENTIDADE" o primeiro livro da trilogia, que aborda a violência e os preconceitos contra à mulher, teve sessão de autógrafos no fim de semana
 

Por Graça Paes, RJ

Marco Simas

Marco Simas

 

No domingo, dia 1º de setembro, o autor Marco Simas, mineiro radicado há mais de trinta anos no Rio de Janeiro, lançou o livro “Aqui estamos nós: identidade” na Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio.

 IMG_1342

 

A publicação é uma história verdadeira de paixão e violência. IDENTIDADE é o primeiro livro da trilogia “Aqui estamos nós”, que conta a trajetória de uma vida, em luta constante contra o machismo e a violência contra à mulher. As personagens, totalmente ficcionais, foram criadas a partir de pesquisas e entrevistas com mulheres vítimas de violência, e também com registros de vitórias e ações bem sucedidas.

 IMG_1324

 

Em entrevista ao Portal AIB NEWS o autor nos contou que a idéia da publicação surgiu quando ele se deparou com números impressionantes, verdadeiramente epidêmicos, de maus tratos, estupros, descriminação e preconceitos contra as mulheres.   “O enredo é o encontro de dois jovens marginalizados pelas circunstâncias e unidos pela vontade de viver juntos uma vida normal. Ane, violentada e prostituída. Joe assassino a serviço de um poderoso grupo político-financeiro. Desse encontro nasce um amor impossível, trágico e definitivo.”, conta ele. Simas também falou da força que a personagem Ane ganhou quando ele começou a traçar sua trajetória. ” A história que trazia a personagem, Ane, como coadjuvante, deu uma virada e, fui levado pela sua força. Então, acabou por se tornar uam trilogia. Os livros foram sendo fechados, mas os textos continuaram cada vez com mais força. É uma trilogia, mas em que cada história se resolve, e juntas formam um painel bastante revelador do que é a vida de uma mulher em luta pela dignidade de ser simplesmente mulher. Em breve serão lançados os outros dois: “Resistência” e “Confirmação”, descreveu. “Considero-me um contador de histórias como os aedos medievais, que espalhavam as aventuras de heróis distantes e populares. Escrevo para ler o que gosto e, de certa forma, realizo os filmes no papel e na imaginação do leitor”, acrescentou.

 

IMG_1327

 

Trabalhos de Marco Simas

Em 2007 o autor publicou sua primeira obra: o romance policial “Bárbara não quer perdão”, com o pseudônimo Antonio Más.  Já em 2010, ele publicou o romance “Último Trem”. Agora, em 2013, lança o primeiro volume da trilogia “Aqui estamos nós – Identidade”.

 

Carreira cinematográfica

Sempre ligado ao cinema, como roteirista e diretor. Realizou vários filmes de curta-metragem, entre eles os premiados “Um dia, Maria”; “Solo do Coração”; Com o andar de Robert Taylor”. Foi Diretor Assistente em filmes como: Jorge um brasileiro e Villa-Lobos, uma vida de paixão. Trabalhou em televisão como roteirista e diretor de programas e atende produtoras de audiovisual. É ainda exerce atividades como professor de roteiro e direção cinematográfica em universidades e cursos de extensão.

 

 IMG_1322

 

Confira mais fotos:

 

Fotos de Graça Paes/AIB NEWS

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.