Programação variada espera pelos visitantes no estande da Alemanha na Bienal do Livro do Rio

O stand apresenta encontros de autores brasileiros e alemães e apresentações musicais
 

 

BIENAL DO LIVRO - ALEMANHA

 

Vários autores nacionais participarão das palestras e mesas-redondas, no estande dedicado à Alemanha na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, realização do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, da Feira do Livro de Frankfurt e do Goethe Institut.  A programação faz parte da Temporada da Alemanha + Brasil 2013-2014  sob o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de mostrar a moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. O estande está localizado no Pavilhão 3/Azul (G09/H10-H09-F10).

 

Stand Alemanha

 

Dia 5, às 19 horas, o escritor Paulo Lins, autor de Cidade de Deus,  estará ao lado de Ilija Trojanow para o bate-papo O samba se encontra como colecionador de mundos, com mediação de Marcelo Backes. Iija Trojanow nasceu em 1965 na Bulgária. Em 1971, fugiu com sua família para a Alemanha, onde cresceu. De 1972 a 1984, viveu em Nairobi e mais tarde estudou em  Munique. Em 1989 fundou a Editora Marino, especializada em literatura  africana, e no início dos anos noventa viajou pela África. Autor do romance O colecionador de mundos (Der Weltensammler), ganhador do prêmio da Feira do Livro de Leipzig e traduzido em mais de 20 línguas.

 

 

O escritor Ferréz  participará da Bienal no dia 6/09, às 19 horas, ao lado de Wladimir Kaminer no Encontro da literatura com a música, com mediação do jornalista  Silvio Essinger (O Globo).  Sempre com a cabeça tumultuada por muitas ideias, ele terminou recentemente o livro infantil A menina anna e o balão e ficou entusiasmado em participar da programação da Alemanha na Bienal: “Estou muito empolgado, e pretendo trazer a experiência de se fazer literatura no Brasil, e também poder recitar textos como fazemos aqui nas favelas para cativar os novos leitores. Sempre leio os alemães e tenho grande admiração também pela literatura Russa, conheço vários autores sim, tanto clássicos como atuais”.

 

 

 

Marcelo Backes estará dia 8 de setembro para a mesa-redonda Berlim – meca para escritores e artistas, ao lado de Wladimir Kamier e Olga Grjasnowa, com mediação de Dennis Gertenberger (Goethe Institut Rio). Ele fez as traduções de obras de Arthur Schnitzler, Franz Kafka, Hermann Broch e outros e diz que sempre se interessou pela literatura alemã: “Eu sempre me interessei pela literatura alemã e dominava a língua; eu precisava me sustentar mantendo minha liberdade e exercitando minha escrita: a tradução era o melhor caminho pra mim. Fazer tradução foi meu curso estendido e complicado de tiro ao alvo antes de virar caçador de búfalos numa pradaria que nem existe mais, e ainda assim exige precisão na pontaria para garantir a sobrevivência”.

 

 

Marcelo é fascinado pela cultura alemã: “Eu encontro as origens da minha educação, os processos que me ajudam a compreender o que sou, de onde eu vim, o que restou depois de cinco gerações de mundo brasileiro nos confins em que fui criado e que mal eram alcançados pelo braço institucional tupiniquim. Eu precisei conhecer a Alemanha pra saber que sou brasileiro de verdade, e como sou”.

 

 

Sobre Berlim, ele diz: “Berlim é o centro geográfico e cultural da Europa, um pote dadivoso entre a Escandinávia e os Bálcãs, entre a Europa Ocidental e o mundo eslavo. Uma cidade extremamente oriental, mas ocidental a ponto de satisfazer um nova-iorquino; uma cidade extremamente ocidental, mas oriental a ponto de um moscovita não se queixar dela”.

 

Confira programação do estande: 

05/09, quinta-feira

19h00 – BATE-PAPO: Paulo Lins e Ilija Trojanow: O samba se encontra com o colecionador de mundos

Mediação: Marcelo Backes,  em parceria com a Companhia das   Letras

 

 

Confira a programação completa:www.book-fair.com/dgs_aktuell e www.goethe.de/brasilien/bienaldorio

 

 

Informações para a imprensa:

Brasil: Ivani Cardoso (ivanicardoso8@gmail.com) pelo telefone (11) 9 9932-4765

Alemanha: Press & Corporate Communications, Frankfurt Book Fair (Katja Böhne, Press Officer, Tel.: +49 (0) 69 2102-138, press@book-fair.com)

 

 

 

0 comentários