Rock in Rio 2013: A Cidade do Rock já está pronta para receber o público

O festival começa dia 13 e até o dia 22 de setembro vai receber 595 mil pessoas
 
Foto aérea de Genilson Araújo

Foto aérea de Genilson Araújo

 

Nesta sexta-feira a Cidade do Rock abre seus portões para o público conferir a 13ª edição do Rock in Rio, que acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, das 14h às 3h. A programação – que terá 91 horas de festa durante os sete dias de festival – receberá mais de 160 atrações. E a diversão não fica apenas por conta das atrações artísticas. As 85 mil pessoas que passarem diariamente pela Cidade do Rock terão ainda a oportunidade de brincar na montanha russa, roda gigante, turbo drop, tirolesa e parede de escalada. Setenta e três marcas estarão presentes em 144 espaços montados para receber lojas, bares e restaurantes. 

 

OS HORÁRIOS DA CIDADE DO ROCK

A abertura da Cidade do Rock acontecerá durante os sete dias de festival às 14h. A exceção fica por conta da Sala de Imprensa, que começa a receber os jornalistas que estão trabalhando na cobertura do Rock in Rio 2013 às 13h. Lojas do Village, área VIP, brinquedos, stands e bares funcionarão das 14h às 2h. O encerramento das atividades na Rock Street está programado para as 3h.

Os horários das apresentações de cada artista em seus respectivos palcos também estão sendo divulgados previamente (conforme lista anexa) para que o público possa programar o seu dia a dia na Cidade do Rock. 

A organização reforça o fato de apenas ser possível chegar à Cidade do Rock em transporte público, além de ser a forma mais cômoda e segura é também mais sustentável.

ROCK IN RIO ÁREA POR ÁREA

Palco Mundo – início às 18h30 (dia 13 às 17h30)

O Palco Mundo é o lugar reservado às grandes apresentações no Rock in Rio. Por isso, este gigante de 450 toneladas é erguido no centro de todas as atividades paralelas que acontecem nos dias do festival, na Cidade do Rock. Para comportar os shows e o diversificado line-up, foi montada uma gigantesca estrutura metálica, com 25m de altura e 86m de frente, sendo 24m só de boca de cena. 

 

Nesta edição, uma das novidades é o grande telão central, instalado no fundo do palco. Com 20m x 16m, ele dará a impressão de uma cortina de imagens quando associado a toda iluminação especial que estará a sua volta. Cem lâmpadas de led moving lights serão usadas para causar um efeito de movimento na estrutura metálica da cenografia. Outros dois telões serão usados, sendo que nas laterais – cada um com 8.32m x 4.32m.

 

O público que chegar cedo e estiver à beira do palco, poderá assistir ao seu artista preferido a apenas oito metros de distância. E quem estiver mais ao fundo não precisa se preocupar, pois o som deste gigante se propaga em um raio de 600m. 

 

Além das produções de algumas bandas do palco Mundo, que contarão com shows pirotécnicos, o próprio Palco Mundo terá, diariamente, seu momento de fogos de artifício. Diariamente haverá 3 momentos de fogos de artifício, na abertura dos portões, apenas com rajadas de canhões para indicar o início da festa; na abertura do palco Mundo, às 18h30; e depois da última banda deste palco a Cidade do Rock presenciará um show de iluminação através de um belíssimo espetáculo no céu da Cidade do Rock.

 

Palco Sunset – início às 14h40

Pelo segundo ano consecutivo, o Rock in Rio promove, no Brasil, o Palco Sunset. Com a proposta de mesclar estilos musicais, o Sunset garante encontros inusitados entre grandes nomes da música e novos artistas nacionais e internacionais. E, se na edição de 2011 o retorno do público superou as expectativas, este ano o objetivo da organização do Rock in Rio é atrair todas as atenções para um espaço que ganha mais impacto já em suas dimensões: são 44 metros de largura e 22 metros de altura. Somente a boca de cena do palco tem 20 metros, oito a mais que no último festival.

 

 

O Palco Sunset conta nesta edição com um forte investimento artístico. Ao todo, são 58 artistas nacionais e internacionais, onde 32 shows, em sua maioria grandes encontros entre nacionalidades acontecem sempre a partir das 14h40. Além de grandes nomes da música norte americana, como The Offspring, Living Colour, Ben Harper, George Benson, Marky Ramone e Gogol Bordello; o Sunset recebe a neozelandesa Kimbra, a diva africana Angeliqué Kidjo, artistas da nova cena musical portuguesa como Orelha Negra e Aurea além do ídolo Italiano Lorenzo Jovanotti. A música nacional também está muito bem representada com Lenine, Mallu Magalhães, BNegão e Nando Reis, entre outros. Além dos encontros, este ano o palco tem ainda convidados especiais como Sebastian Bach, Saints of Valory e Rob Zombie.

 

Outra novidade é o horário da última apresentação, que está prevista para as 19h20. Ela acontece no intervalo do primeiro show do Palco Mundo — que vai parar por uma hora para que o headliner do Sunset tenha ainda mais destaque. O Sunset traz para o público o prazer da música associado à possibilidade de aproveitar a Cidade do Rock em sua totalidade.

 

Haverá ainda as apresentações especiais de Saints of Valory e Lenine, às 21h30, nos dias 14 e 21, respectivamente. 

Rock Street – início às 14h

Sucesso absoluto entre o público presente no Rock in Rio 2011, a Rock Street, que este ano é inspirada na Grã-Bretanha e na Irlanda, tem 150 metros de extensão. A rua temática foi montada pela segunda edição consecutiva do Brasil. A programação conta com artistas totalmente imersos na temática proposta e o público se sentirá viajando pelo bairro londrino Camden Town e a rua irlandesa Grafton Street.

 

Quem circula pela Rock Street este ano encontra John Lennon incorporado por uma estátua viva, músicos interpretando clássicos do rock inglês, bandas de música irlandesas e malabaristas punk. Caricaturistas, acrobatas, mágicos e cartomantes também estão presentes no espaço, tudo no característico clima descontraído, envolvente e espontâneo da Rock Street. As lojas, bares e restaurantes são ambientados nos pubs ingleses e nas ruas de Dublin.

 

Durante os sete dias do Rock in Rio 2013, a programação da Rock Street começa a partir das 14 horas. No primeiro dia do festival, 13 de setembro, o público será recepcionado na abertura dos portões pela Brazil Caledônia Pipe Band, um grupo formado por 12 gaitistas de fole escocês.

 

Além das atrações do palco, que este ano deixou de ser um coreto e ganhou novas dimensões, com cerca de 15 metros de largura e 8 metros de altura, a apenas um metro do chão, muito próximo ao público, a rua conta com 20 lojas em estrutura de fibra de vidro (material sustentável e de fácil reutilização). Neste espaço serão comercializados produtos diversos, desde alimentos até roupas. Também há uma loja conceito no local, para que o público possa interagir com as marcas.

 

Eletrônica – início às 22h30 

Grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional se apresentam no Rock in Rio 2013. Durante todos os dias, as performances dos DJ’s da Eletrônica acontecem a partir das 22h30 e prometem não deixar ninguém parado até a madrugada. A atração será a última a puxar o “plug off”. Uma das novidades é a participação de nomes importantes da cena brasileira e a outra é o novo layout. O espaço de 40 metros de diâmetro ganha um visual futurista, inspirado na forma de uma aranha robótica, com pilares de 11 metros de altura em forma de patas gigantes e que projetam imagens em uma parede. 

 

Seguindo a tendência mundial, a cena da música eletrônica se renova com novos artistas e sonoridades vindas de influências como funk, rock, afro e pop. Entre os nomes que compõem o line up estão Sweet Beats, Ask 2 Quit Live, Life is a Loop e Otto Knows, Paula Chalup, Mau Mau, Anderson Noise, Triple Crown, Renato Ratier, dOp, DJ Harvey, DJ Ride, Gaslamp Killer, Brodinski, Gesaffelstein, Ferris, Rodrigo Vieira, Dexters, Paul Oakenfold, Flow & Zeo, Guti, DJ Vibe, Loco Dice, Boteco Electro, Maximum Headrum, DJ Marky e Felguk, entre outros. 

 

Street Dance – início às 14h

Surpreender, divertir e envolver o público. Estes são os principais objetivos da mais nova atração do Rock in Rio 2013: o palco Street Dance. Com cenário inspirado nas ruas de Nova Iorque, o espaço conta com uma crew oficial (grupo de dançarinos residentes que se apresenta no palco) que promove apresentações de diversos estilos das danças urbanas. O espaço tem ainda batalhas individuais de dança e concurso nacional e internacional de street dance.

 

Durante as apresentações, o público poderá conferir diversas modalidades das danças urbanas, como o Hip Hop; o Locking, estilo de dança funk associado ao hip hop; o Breaking + Tricks, com seus B.Boys, B. Girls e saltos mortais; o Robotting, com passos que remetem aos movimentos feitos por robôs; o Popping & Waving, passos caracterizados por contrações de grupamentos musculares específicos de partes do corpo, como o famoso moonwalk, eternizado por Michael Jackson; o Krumping, com movimentos livres e expressivos e o uso de pinturas faciais; entre outros.

 

O repertório do Palco será eclético, com uma set list que vai da MPB ao heavy metal, com coreografias montadas de acordo com o line up do dia do festival. 

 

Ao longo de cada dia, batalhas individuais de dança também estão programadas para animar o público. Os dançarinos duelam ao som de hip hop, house, funky e breakbeats. O grande destaque deste palco fica por conta do Concurso Street Dance, que trava uma disputa entre grupos inscritos de todas as partes do país. “Depois do sucesso nas edições de Lisboa e Madri em 2012, trouxemos o concurso Street Dance para o Brasil. E o Rio de Janeiro recebe não só o concurso nacional, mas também a final internacional com os ganhadores de Portugal e Espanha”, explica Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

 

Área VIP

Um espaço totalmente refinado, com capacidade para até 4 mil pessoas por dia. A área VIP nesta edição do Rock in Rio foi ampliada em 20 metros de comprimento e fica a apenas 120m de distância do Palco Mundo. Ao todo, o local possui 4.900m², sendo 3.600m² de área interna e 1.300m² de varanda.

 

O ambiente contará com uma cenografia diferenciada, com 157 pontos de iluminação colorida em todo o vinil transparente e mais de 4 mil m² de lycra branca, que formam a tenda, dando um aspecto de nuvens ao ambiente. O buffet é do restaurante Aquim e, no menu, criado especialmente para o festival, opções diferentes de aperitivos, massas, saladas, risotos e doces a cada dia. 

 

Nesta edição do festival, até os banheiros, situados no subsolo do espaço, terão um charme a mais. As chiquérrimas bancadas de Corian e revestimento Portobello darão um toque especial ao ambiente. Para finalizar, uma decoração com as famosas guitarras do rock, todas iluminadas, abaixo de cada pia. 

 

Brinquedos – início às 14h

– Roda Gigante (patrocinada pelo Itaú e Prefeitura do Rio)
O brinquedo fica situado na entrada da Rock Street. Não é permitida sua utilização por menores de 3 anos. Crianças entre 3 e 8 anos deverão estar acompanhadas de um adulto responsável. 

– Montanha Russa (patrocinada pela Chilli Beans)
A montanha russa fica ao lado do Village Sunset e é proibida a entrada de menores de 8 anos e/ou altura inferior a 1,20m. 

– Turbo Drop (patrocinado pela Trident)
O Turbo Drop fica localizado ao lado do Palco Eletrônica. Não é permitida a utilização do brinquedo por crianças menores de 8 anos e/ou altura inferior a 1,20m.

– Tirolesa (patrocinada pela Heineken)
Situada em frente ao Palco Mundo, a Tirolesa é proibida para menores de 14 anos. Para a utilização do brinquedo, é obrigatória a apresentação de documento que comprove a idade. Além disso, só é permitida a entrada de pessoas com peso entre 50kg e 115kg.

0 comentários