XI Edição do Dia Mundial de Limpeza dos Rios, Lagoas e Praias

O evento contará com o tradicional passeio ecológico embarcado, monitorado por biólogos para observação da flora e fauna local
 

lagoavivaO Lagoa Viva e o Movimento Evolutivo Pacto de Resgate Ambiental promovem, no próximo sábado (21/09), plantio de mangues (mudas cedidas pelo Ecólogo Mario Moscateli), competição de recolhimento de resíduos nos manguezais e espelho d’água na Lagoa da Tijuca.

 

 

O evento contará com o tradicional passeio ecológico embarcado, monitorado por biólogos para observação da flora e fauna local.

 

 

A iniciativa faz parte das atrações do Dia Mundial de Limpeza de Rios,Lagoas e Praias, promovido pelo Lagoa Viva desde 2000.

 

 

Na competição serão embarcações, com tempo cronometrado, o vencedor ganhará um prêmio especial e os outros também serão agraciados.

 

 

Depois da coleta de resíduos, haverá ainda uma aula de educação ambiental conduzida pelo Gestor Ambiental Renato Velloso do Lagoa Viva.

 

 

Pelo mundo, 125 países mobilizam em torno de 40 milhões de pessoas em prol da ação.

 

 

Coordenado localmente pelo Lagoa Viva, o Dia Mundial de Limpeza de Rios, Lagoas e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo.

 

 

Este ano, o evento deverá contar com mais de 100 voluntários entre crianças e adultos.

 

 

Em 2012, 150 voluntários recolheram mais de 200k de lixo na Praia do Pepê.

 

 

A participação já propiciou, por exemplo, para que a iniciativa chegasse a algumas comunidades ribeirinhas das lagoas e dos rios que vertem dos maciços da Tijuca e Pedra Branca.

 

 

“Mais do que recolher o lixo e ensinamentos voltados para o cuidado ambiental, a ideia é mostrar a responsabilidade de não lançá-lo nos corpos hídricos.”, explica Donato Velloso, Pres. do Lagoa Viva e Coord. do Pacto de Resgate Ambiental.

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.