PLANTÃO BARRA: Universidade Estácio de Sá realizou Semana de Comunicação

Os temas abordados foram: Publicidade, Jornalismo, Cinema, Fotografia e Marketing.
 

Por Graça Paes, RJ

 

 

Patricia Novais da Diler & Associados  (Foto de Graça Paes)

Patricia Novais da Diler & Associados (Foto de Graça Paes)

 

De 28 de outubro até 01º de novembro, o Campus Tom Jobim, da Universidade Estácio de Sá, recebeu a Semana de Comunicação, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O evento abordou temas de diversas vertentes da comunicação, como: Publicidade, jornalismo, cinema, fotografia e marketing.

 

André Warwar diretor de Imagens da Rede Globo  (Foto de Graça Paes)

André Warwar diretor de Imagens da Rede Globo (Foto de Graça Paes)

 

 

Na sexta dia 1º de novembro nossa equipe acompanhou duas palestras sobre Produção e direção de cinema, no campus Tom Jobim.

 

Patricia Novais da Diler & Associados  (Foto de Graça Paes)

Patricia Novais da Diler & Associados (Foto de Graça Paes)

 

A palestra sobre ‘Produção industrial no cinema’ foi ministrada por Patrícia Novais da produtora Diler  & Associados. Ela abordou todas as etapas de uma produção cinematográfica, falou sobre captação de recursos e lançamentos de filmes. Também  abordou todos os principais cuidados autorais que os aspirantes a cineastas devem ter, principalmente com o registro de roteiros na Biblioteca Nacional.  Ela também ressaltou as dificuldades que envolvem uma produção e as leis de incentivo fiscal. Disse aos presentes que a Universidade Estácio de Sá tem ajudado e muito ao cinema nacional através do ISS. Além de ter detalhado as principais produções da Diler como diversos filmes de Renato Aragão,  Xuxa, e também de outros títulos como “Bonitinha, mas ordinária”  e “Uma professora muito maluquinha”.

 

André Warrwar

André Warrwar

 

Já André Warmar, diretor de imagens da Rede Globo de Televisão e diretor de cinema, falou de seu curta metragem “Retrato Falhado” que reuniu no elenco, Celso Taddei,  Jorge Fernando,  Claudia Raia, Alexandre Borges, Regiane Alves, Suzana Pires, Otaviano Costa, Claudio Torres Gonzaga e João Gomez. E, de seu longa “O crime da Gávea”, escrito por Marcílio Moraes que retrata assassinato, paixões e traição. O longa é cheio de suspeitas em torno da morte da mulher do protagonista que resolve investigar o crime por conta própria. Suas descobertas irão levá-lo até o alto da Pedra da Gávea, e a um desfecho surpreendente. Que ainda irá para o cinema.

 

 

Warwar  também abordou as dificuldades que envolvem a produção cinematográfica e disse que em termos de desgaste, em certas ocasiões é melhor optar por um longa, ao invés de um curta-metragem.

 

 

No decorrer da semana uma série de encontros também marcou o evento, entre eles: Os membros do Mídia Ninja e o pessoal de Marketing do Hotel Urbano. Também foram realizadas oficinas gratuitas, entre elas a de edição, de Linguagem Cinematográfica, de fotografia e de publicidade online.

 

 

Semana de Comunicação

A Semana da Comunicação é um evento anual promovido pela Universidade Estácio de Sá – Campus Tom Jobim, aberto ao público, e tem o objetivo de promover conhecimento e intercâmbio entre profissionais e estudantes.

 

O evento abordada temas referentes à diversas áreas, como: Publicidade, jornalismo, cinema, fotografia, marketing. Os palestrantes, que têm nome de peso no mercado de trabalho, compartilham suas experiências com os jovens aspirantes à área de interesse dos participantes.

 

A fim de proporcionar maior envolvimento do público com a Universidade, são organizadas diversas atividades como oficinas e exposições que ocorrem em paralelo às palestras. Tais oficinas têm o foco de interesse estabelecido pelos próprios alunos através de pesquisa quantitativa, realizada durante o semestre.

 

FOTOS GRAÇA PAES/PORTAL AIB NEWS

0 comentários