Ação comunitária leva serviços gratuitos à população na Zona Oeste

Público terá acesso a exames médicos, emissão de documentos e atividades culturais. Três mil pessoas são esperadas para o evento
 

No sábado, 7 de dezembro, a Merck promove mais uma edição de sua já tradicional Ação Comunitária, em Jacarepaguá. Três mil moradores da região da Taquara são esperados entre 9h e 15h, na Escola Municipal Vítor Meireles. Após a retirada de senhas individuais, os participantes terão acesso gratuito a exames odontológicos, oftalmológicos, dosagem de glicemia e colesterol, aferição de pressão arterial e do Índice de Massa Corporal, além de ioga, terapias holísticas e serviços de orientação jurídica e emissão de documentos. No Espaço Criança, muitas atrações para os pequenos.

A novidade esta ano é a parceria com o Tribunal de Justiça: serão realizadas conversões de união estável em casamento, de separação em divórcio, e emitidas certidões de nascimento tardias (depois de 15 dias até 12 anos) ou fora do prazo (maior de 12 anos). Entre outros serviços estarão a correção de certidões de nascimento, casamento e óbito, e o reconhecimento de paternidade ou maternidade. Mais uma participação inédita será a da equipe Lei Seca, com campanha de educação e conscientização.

Parcerias
A Ação Comunitária conta, desde seu lançamento em 2007, com a colaboração de voluntários Merck e o apoio de instituições parceiras. Junto ao SESI, a companhia desenvolve o projeto CapacitaRH, de capacitação profissional para pessoas com deficiências. Na Ação Comunitária, o SESI disponibiliza exames de saúde gratuitos. A Fundação Armando Fajardo de Lions Clubes é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que desenvolve o projeto Unidade Móvel Oftalmológica com apoio da Merck. A Fundação é credenciada para a emissão de Carteiras de Trabalho, serviço que estará disponível durante o evento.

O Banco da Providência realiza o projeto Agências de Família, de geração de renda para moradores de comunidades carentes, com o patrocínio da Merck na unidade Gardênia Azul. A instituição oferecerá cortes de cabelo gratuitos durante a Ação Comunitária. Já o Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD) dará orientações sobre o mercado de trabalho e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O PROCON e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro também prestarão atendimento aos interessados.

“A cada ano a Ação Comunitária vem agregando novos parceiros e voluntários, ampliando o número de atendimentos ao público. O evento já se tornou uma tradição na região, fortalecendo os laços da Merck com as comunidades no entorno de suas atividades. Para nós é uma grande satisfação contar com toda essa ajuda e poder levar serviços de qualidade – e nem sempre tão acessíveis – para as pessoas”, diz Cléo Ferreira, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Merck.

Agenda
Evento: Ação Comunitária Merck.
Data: sábado, 7 de dezembro de 2013.
Horário: das 9h00 às 15h00.
Local: Escola Municipal Vítor Meireles.
Endereço: Rua Joaquim Inácio Filho, 29 – Taquara, Jacarepaguá.

Escola Municipal Vitor Meireles
A Escola Municipal Vítor Meireles oferece o ensino fundamental e atende a 750 alunos, com faixa etária de 4 a 65 anos, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite. Lá estão matriculados cerca de 90 alunos especiais em turmas regulares.

0 comentários