Barra ganha Parque Nelson Mandela

Projeto aprovado pela Câmara de Vereadores autoriza prédios mais altos a fim de viabilizar a ideia
 

Parque-Natural-MarapendiA Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou na quarta-feira (11/12) o projeto que cria a Operação Urbana Consorciada (OUC) que compreende a reserva ambiental de Marapendi e foi batizado de Parque Natural Municipal da Barra da Tijuca Nelson Mandela.

 

 

De acordo com o texto aprovado haverá um conjunto de intervenções para que os terrenos que ficam na área do parque sejam transferidos para a prefeitura do Rio. Para que isso ocorra, o projeto autoriza que iniciativas privadas possa comprar o potencial construtivo desses terrenos. Para compensar, os compradores irão receber autorização que permitirá o aumento do gabarito de imóveis em cinco regiões da Barra, que serão estabelecidas por profissionais ligados a Secretaria Municipal de Urbanismo, ou seja, nesses locais as construções poderão ter até mais dois pavimentos, o que representa um aumento de até 10% na área total.

 

Ao repassar o potencial construtivo, os proprietários serão obrigados a doar a área prefeitura, o que permitirá a criação do Parque. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, o objetivo é criar um “Parque do Flamengo na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes”.

 

O Parque Natural Nelson Mandela irá ocupar uma área superior ao Parque do Flamengo, cerca de 1,6 milhão de metros quadrados. Nele serão instalados equipamentos voltados ao lazer e pretende ser um exemplo de ambiente sustentável.

 

*Com informações Jornal O Globo

0 comentários