PLANTÃO BARRA: Prefeitura entrega a 17ª praça reurbanizada na Cidade de Deus

O projeto, com objetivo de promover a qualidade de vida, segurança e a convivência pacífica na região tem recursos do Projeto Espaços Urbanos Seguros do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.
 

Foto tiago Pierre Marli

 

A Prefeitura inaugurou nesta terça-feira, 14, a Praça Demétrios, a 17ª praça das 20 que estão sendo revitalizadas na Cidade de Deus, pela Secretaria Municipal de Habitação. O projeto, com objetivo de promover a qualidade de vida, segurança e a convivência pacífica na região, tem recursos do Projeto Espaços Urbanos Seguros do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do governo federal.

 

Inauguração

 

A Praça Demétrios foi totalmente revitalizada. Ganhou uma quadra polivalente, mesas e banco, um parquinho infantil e uma academia da terceira idade, pedido especial dos moradores do entorno que estavam agradecidos pela obra. Estavam presentes à inauguração o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, o secretário de Habitação, Pierre Batista, a administradora regional da Cidade de Deus, Miria Ferreira, e a coordenadora de Projetos Especiais, Marli Peçanha.

 

 

Tiago Mohamed destacou a quantidade de investimentos realizados nos últimos cinco anos pela atual administração. “Hoje estamos inaugurando mais uma praça, que se somam aos investimentos em educação (três Espaços de Desenvolvimento Infantil e mais duas creches conveniadas), a UPA 24 horas da Cidade de Deus, reforma de escolas e dos conjuntos habitacionais, o Bairro Maravilha que urbanizou e calçou mais de 150 ruas, além do investimento de R$ 35 milhões em obras de urbanização do Programa Morar Carioca”.

 

 

O secretário de Habitação, Pierre Batista, falou do empenho do prefeito e do secretário da Casa Civil para que essas obras fossem realizadas e pediu que os moradores ajudem a cuidar dos equipamentos. “Essas áreas de lazer e convivência contribuem muito para a qualidade de vida das pessoas. Todos os projetos foram amplamente discutidos com os moradores, que sugeriram o uso dos espaços e os equipamentos a serem instalados. Agora cada um deve cuidar bem da sua praça, pois ela é uma extensão da casa de vocês”.

 

 

Assim como a praça Demétrios, agora inaugurada, as outras 16 praças da Cidade de Deus (da Bíblia, Adão, Eli, Magadã, Habor, Moloque, Marsena, Jacó, Quirino, Cleópatra, Ageu, Natanael, Profeta, Páscoa, Zipora e Maalate) receberam as seguintes benfeitorias: recuperação das quadras poliesportivas, das calçadas, da iluminação pública e do piso; a instalação de brinquedos novos, equipamentos de ginástica, bancos, mesas de jogos e papeleiras de lixo; paisagismo, com plantação de novas árvores e melhorias nos canteiros; e novos acessos para pessoas com necessidades especiais, além de pistas de skate em alguns locais. As próximas praças a serem entregues serão Barro Vermelho, Tobias e Elizeu.

 

 

Morar Carioca na Cidade de Deus

A Prefeitura também está realizando na Cidade de Deus obras do programa Morar Carioca. Coordenadas pela Secretaria Municipal de Habitação, as intervenções incluem implantação de infraestrutura, urbanização, construção de centro comercial, Espaço de Desenvolvimento Infantil (creche), áreas de lazer e de 246 unidades habitacionais. O valor da obra é de mais de R$ 35 milhões.

 

 

As ações do Morar Carioca são na comunidade conhecida como Rocinha II e beneficiarão aproximadamente 3.500 moradores. As novas moradias serão construídas nos condomínios Jardim do Amanhã I e II. São destinadas a famílias de baixa renda, que moram há anos nas mesmas localidades, em condições muito precárias.

 

 

 

Serão implantados 992 m de redes de água, 8.381 m de esgoto e 734 m de drenagem. A urbanização prevê a pavimentação de 50 mil metros quadrados de área, em 14 ruas principais e 23 ruas internas, novos pontos de iluminação, a construção de um Espaço de Desenvolvimento Infantil para 250 crianças, um centro comercial com 31 lojas e áreas de lazer. 

 

PREFEITURA

 

0 comentários