PLANTÃO BARRA: Psicóloga, que luta pelo direitos dos idosos, lança o livro “100tenários”

15 pessoas com mais de 100 anos foram entrevistadas
 

Dina5

 

É fato incontestável que as sociedades brasileira e mundial envelhecem a passos largos. No Brasil, atualmente, existem mais de 15 milhões de habitantes com 60 anos ou mais, de acordo com os recentes estudos apresentados pelo último grande censo do IBGE. E em 2025 serão 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos.

 

 

– Como o governo e a sociedade devem se preparar para um futuro próximo onde a maior parte da população será formada por cidadãos da Terceira Idade?

 

– Quais os segredos para envelhecermos com saúde e jovialidade?

 

Poucos profissionais no Brasil são capazes de responder com amplo conhecimento de causa a estas questões como a professora, escritora, pesquisadora e psicóloga clínica Dra. Dina Frutuoso (CRP 05/587). Ela é autora da primeira tese de doutorado do Brasil sobre o tema Universidades da Terceira Idade (UnATIS), defendida em 1996, na UFRJ.

 

 

Pesquisadora incansável, Dina estuda com dedicação o tema “envelhecimento” desde os anos 80. De lá pra cá lançou três livros sobre o assunto, sendo o último intitulado “100tenários”. 

 

 

Para conclusão ra, Dina entrevistou 15 brasileiros que conseguiram a façanha de ultrapassar a barreira dos 100 anos, desfrutando ainda de rara lucidez, bom humor, alegria e muita vontade de viver.

 

 

A autora se preocupou em entrevistar pessoas comuns para saber os segredos e ‘causos’ destes brasileiros que o próprio Brasil desconhece…

 LIVRO 100TENÁRIOS

 

 “Quando o assunto é ‘pessoas com mais de 100 anos’ só querem entrevistar os famosos; só falam do Niemeyer (15 de dezembro de 1907 a 5 de dezembro de 2012), do Barbosa Lima Sobrinho (22 de janeiro de 1897 a 16 de julho de 2000), etc. Eu queria mostrar no livro estórias de pessoas centenárias que não são famosas, pessoas comuns, do povo que também tem experiências de vida fantásticas para contar”,explica Dina, que, inicialmente, teve a ideia de escrever o livro “100tenários” para homenagear o pai, Avelino frutuoso, que em 2013 teria chegado aos 100 anos.

 

 

O livro “100tenários” – assim como a maior parte dos trabalhos de pesquisa da incansável DraDina Frutuoso –também nos faz refletir sobre um tema demasiadamente atual.

 

 

Prefaciado pelo imortal da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier, o livro “100tenários”se apresenta como uma leitura leve e informativa, alertando o leitor para assuntos importantes como os direitos do idoso e quais as medidas e políticas sociais devem ser adotadas no Brasil para que esta parcela tão importante e significativa da sociedade seja mais respeitada e valorizada.

 

 

Contatos de imprensa: Marco Antônio Moreira

M12 Assessoria de Imprensa                    

(21) 7833-3107 / (21) 97187-1554                                                 

E-mail: m12assessoria@yahoo.com.br

5 comentários

  1. Naldo Farias

    Gostaria de comprar o livro 100tenário..Como faço, a onde..
    abçs, Naldo Farias…

  2. Fernando

    boa noite
    Gostaria de comprar o livro 100tenario.
    sou de Jacarei SP

  3. Fernando

    boa noite
    onde comprar o livro 100tenario?