Guardas municipais resgatam filhote de jacaré em condomínio no Recreio

Esse foi o terceiro resgate de animais silvestres realizado pelos guardas municipais do GDA na região da Zona Oeste
 
SAM_4197
 
Guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental resgataram um filhote de jacaré de papo-amarelo, na manhã de segunda-feira, dia 17, em um condomínio localizado na rua Projetada Treze, no Recreio dos Bandeirantes. Os agentes receberam a solicitação por meio da Central 1746, da Prefeitura do Rio. 
 
 
 SAM_4198
 
O animal resgatado mede aproximadamente 90cm e estava dentro de um chafariz. Na idade adulta, um jacaré dessa espécie pode chegar a 2,5m de comprimento. De acordo com os guardas municipais, o fato de o animal estar no chafariz, que é um espaço pequeno, facilitou o resgate. Jacarés filhotes são mais ágeis e se estivesse em uma piscina teria uma área maior para se locomover. Ainda de acordo com os agentes, as chuvas recentes podem ter trazido o animal, pois a região conta com várias áreas alagadas. 
 
 
 
Após avaliação, os agentes verificaram que o animal estava em boas condições físicas e o soltaram no Parque Natural Municipal do Marapendi. Esse foi o terceiro resgate de animais silvestres realizado pelos guardas municipais do GDA na região da Zona Oeste. 
 
 
 
 
Os agentes integram a equipe da Patrulha Ambiental – formada por guardas municipais e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC). Ao flagrar animais silvestres em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, a população também pode acionar a Patrulha Ambiental, pelo telefone 1746, que funciona 24h. O manuseio não é aconselhável, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem.
 
 
 
Crédito das fotos: João Pena 

 

0 comentários