PLANTÃO BARRA: Vila do Pan pede socorro

Afundamentos assustam os moradores que reclamam de descaso por parte da Prefeitura do Rio
 

Por Graça Paes e Wanderson Awlis, RJ

  

O contraste da beleza da Vila do Pan com o descaso das autoridades (foto de Graça Paes)

O contraste da beleza da Vila do Pan com o descaso das autoridades (foto de Graça Paes)

 

Era para ser um dos grandes legados do Pan 2007, mas depois de seis anos a Vila que abrigou os atletas do Pan, e que foi carinhosamente chamada de Vila do Pan, construída num arenoso terreno de Jacarepaguá, de responsabilidade da prefeitura, vive alardeada com afundamentos constantes. O problema ocorre desde 2007.

  IMG_4151

 

Nossa equipe do PORTAL AIB NEWS percorreu toda a área e o que pudemos ver foram afundamentos que comprometem entradas de prédios, garagens, grades retorcidas, muitos buracos nos jardins, árvores tortas, entre outros. O local está cheio de tapumes, o que dá um aspecto de área em obras até a presente data. Os moradores alegam que a prefeitura começou alguns reparos, deixou os tapumes por lá e nunca mais retornou.

  

IMG_4193

 

De acordo com registros do condomínio, a Geo-Rio teria realizado escavações na área em maio de 2011 e uma visita técnica em julho do mesmo ano. Algumas intervenções até foram realizadas entre 2011 e 2012, porém sem sucesso. Os afundamentos retornaram. A administração do Vila Panamericana afirma que tem cobrado providências para a recuperação da Rua Cláudio Besserman Vianna.

 

  

i158850Vale ressaltar que o condomínio foi construído num terreno de mangue, considerado de solo mole. O conselheiro do Crea-RJ, Bruno Contarini. afirma que o problema não atinge os 17 prédios e as garagens. Ele também declara que as ruas do entorno do conjunto residencial não passaram pelo processo de estaqueamento em profundidade. “As estacas colocadas ali não alcançam o solo mais resistente. As rachaduras crescem à medida que as estacas cedem. Será preciso refazer toda a fundação da rua. Mas não há risco para os moradores, pois o estaqueamento dos 17 prédios é profundo – esclarece Contarini.

  

Moradores da Vila do Pan (foto de Graça Paes)
Moradores da Vila do Pan (foto de Graça Paes)

 

O advogado Herbert Azevedo, morador do local, diz que todos os políticos ligados ao prefeito já estiveram na Vila do Pan. Segundo ele, vários valores, que alegam estar liberado para a obra, já foram informados aos moradores, algo entre 90 milhões de reais, mas não foram dados prazos e nem a obra se reiniciou.  Os moradores Iberê César e Joaquim Costa dizem que o que mais os deixa indignados é fato de ninguém saber realmente o que está liberado e quando as obras vão ser iniciadas. E, de ter algumas garagens e entradas de condomínios  interditadas por conta do risco que podem causar.

 

 IMG_4140

 

Alguns moradores também afirmam que os prédios foram feitos com uma determinada estrutura seguindo um projeto de estaqueamento diferente dos jardins e áreas externas, como entradas de garagens e pedestres,  justamente as áreas que desde de 2007 sofre com os afundamentos.

 

 _MG_4147

 

Para quem reside no local o que mais incomoda é o descaso da prefeitura, que iniciou alguns reparos no semestre de 2013 e parou sem explicação por volta do mês de outubro do mesmo ano. 

 

 IMG_4188

 

O que se vê na Vila do Pan hoje são ruas do entorno desniveladas. A ciclovia não existe mais, pois onde ela era localizada afundou e a área está com tapumes. Em alguns trechos existem até fitas de interdição da defesa civil para que ninguém circule pelas áreas por precaução.

Tubulação de gás a céu aberto (foto de Graça Paes)

Tubulação de gás a céu aberto (foto de Graça Paes)

 

Moradores reclamam todos os dias e buscam ajuda. “As rachaduras estão cada dia maiores. Será que teremos que esperar as próximas eleições para que alguém tome uma atitude?, observa Rômulo Camarinha, morador.

 

 IMG_4187

 

Muitos moradores preferem nem se identificar e temem por seus patrimônios. Os boatos correm pelas redes sociais, pelos veículos de comunicação e acaba desvalorizando os imóveis. “Muita gente brinca perguntando se já caiu ou se vai cair como o Palace II. Isso aqui é uma maravilha. Um local lindo. temos jardins paradisíacos, piscinas maravilhosas, academias, mas só se fala nos afundamentos”, diz um dos moradores, que prefere não se identificar.

 

IMG_4201 

 

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá disse ao Portal AIB NEWS que as obras que estão acontecendo na Vila do Pan não são de pavimentação e sim de recuperação do solo, que apresentou problemas e provocou rachaduras em algumas edificações da área.  Eles alegam que através de um estudo realizado pela Geo-Rio, técnicos identificaram que a movimentação do solo foi provocada pelo lançamento de aterro sobre os jardins do condomínio. O projeto de recuperação consistirá na drenagem do terreno até a eliminação da camada de solo mole. Após esse processo, a área deve ser reurbanizada. De acordo com o subprefeito Tiago Mohamed, as ruas estão sendo estaqueadas e as obras, executadas pela Geo-Rio, acontecendo no trecho mais crítico. Ele também acrescentou que a Prefeitura está buscando recursos para fazer o restante das obras necessárias.

  

IMG_4156

No dia que nossa equipe esteve realizando esta reportagem não identificou nenhum operário da prefeitura ou da Geo-Rio no local, apenas localizamos os tapumes. 

 

Parte interna dos tapumes (Foto de Graça Paes)

Parte interna dos tapumes (Foto de Graça Paes)

 

Confira mais fotos:

 

Fotos de Graça Paes

 

 

 

4 comentários

  1. ALLAN SILVIO DE SOUZA

    UMA VERGONHA DO PODER PUBLICO SOU MORADOR DA COMUNIDADE CANAL DO ANIL ATRAS DA VILA DO PAN EU VIVO DENTRO DA LAGOA DIARIA MENTE E VEJO TAMBEM ESGOTOS CAINDO NA LAGOA AS PROVAS TA NA MINHA PAGINA FACEBOOK/CANAL DO ANIL OU FACEBOOK/ALLAN SILVIO E NÃO E DE HOJE E DESDE 2007 AS FOTOS E VIDEO ESTA A DISPOSIÇÃO DO JORNAL

  2. Ibere Cezar

    Grato pela forma brilhante de retratar na integra os problemas da Vila.Obrigado.Inclusive escutando as partes envolvidas .

  3. Juliana

    Mas para o Engenhão a prefeitura arranjou verba rapidinho, né?

  4. Charlie Zarref

    Muito boa a reportagem,séria e ouvindo vários lados.Diferente de outras que já foram feitas e que só denegriram ainda mais a imagem do nosso Condomínio.Sua reportagem mostrou bem a realidade da Vila do Pan : um Condomínio maravilhoso, tranquilo, cheio de áreas de lazer e natureza, realmente um Paraíso para os adultos, mas principalmente para as crianças e os idosos – Paraíso onde infelizmente o descaso do Poder Público levou ao agravamento dos problemas das ruas do entorno e consequentemente da área interna do Condomínio. Sobre as obras da Rua pela Prefeitura, houve sim até mais que uma obra, mas já não há mais ninguém trabalhando e parte do trabalho feito já se perdeu pois o asfalto cedeu novamente.Ficaram os tapumes e as promessas de resolução, mais uma vez.
    Obrigado por mostrar também a beleza da Vila.Nosso pequeno Paraíso.
    Mais uma vez, parabéns pela reportagem.