Início Plantão Rio “Noel é 100” no Espaço Cultural Furnas na Zona Sul do Rio

“Noel é 100” no Espaço Cultural Furnas na Zona Sul do Rio

noel

 

As características singulares de Noel Rosa (1910 – 1937), como o defeito no queixo, o olhar triste e reflexivo, o grande nariz fino, a maestria com o violão, a paixão pelas mulheres e pelo samba são retratadas na exposição, idealizada em homenagem ao centenário do artista, completado em dezembro de 2010. O trabalho é resultado de um grande concurso nacional promovido pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), entidade sem fins lucrativos voltada para a pesquisa e preservação da música brasileira, em que 40 caricaturas do compositor e violinista carioca Noel Rosa foram selecionadas entre centenas inscritas. No júri, estavam Baptistão, Cássio Loredano e Ulisses, renomados cartunistas. Composta por 53 caricaturas, a mostra aborda um dos múltiplos talentos do Poeta da Vila e pode ser visitada entre 22 de janeiro e 6 de março de 2016.

 
 
 

Na montagem, as obras escolhidas são apresentadas ao lado de 6 caricaturas do consagrado Antônio Nássara, amigo e parceiro de Noel, além de 7 trabalhos de artistas convidados, sob curadoria de Zé Roberto Graúna. O projeto vai apresentar ao público uma nova visão sobre o sambista Noel Rosa, a face caricaturista, daquele que pintava diferentes tipos de pessoas em suas músicas.

 

 

 

 

O público será convidado a uma viagem no tempo: os trabalhos expostos passeiam não só pela figura do próprio Noel, como também pela de muitos de seus contemporâneos. O artista aparece acompanhado dos parceiros musicais, dos cantores de suas produções e de outras figuras que estiveram ligadas à sua trajetória, naquele momento em que a história ganhava aceleração especial no Brasil, em particular na capital, o Rio de Janeiro.

 
 
 

Noel Rosa…

Sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista, Noel de Medeiros Rosa (1910-1937) foi um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Com 259 músicas, entre muitas obras-primas, Noel teve contribuição fundamental para história da música popular brasileira, ao legitimar o samba entre a classe média e o rádio.

 
 
 

Franzino, mulherengo e boêmio, do bairro de Vila Isabel e primeiro filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel elevou as letras de samba ao patamar de poesia.

 
 
 
  

Ficha técnica:

Curadoria: Zé Roberto Graúna

Concepção e projeto original: João Carlos Carino

Direção de Produção: Luiza Carino

Assistentes de Produção: Catarina Dall’Orto, Viviane de Paula, Jéssica Araújo

Esculturas em cerâmica: Zé Andrade

Equipe de Montagem: Okan Montagens

Monitoria: Lorena Granato e Danielle Rodrigues

Programação Visual: Letícia Lima

Produção: Carino Produções e Muriqui Cultural

Apoio Institucional: IMMuB

Patrocínio: Eletrobras Furnas

 

SINOPSE

A exposição “Noel é 100” traz caricaturas do sambista Noel Rosa, o Poeta da Vila, apresentando ao público o Noel caricaturista, que ‘sacava’ os tipos populares do seu tempo. A mostra é composta por 40 trabalhos premiados pelo concurso nacional de caricaturas realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), escolhidos pelos renomados cartunistas Baptistão, Cássio Loredano e Ulisses; sete caricaturas de artistas convidados e seis obras do consagrado caricaturista Nássara, amigo e parceiro de Noel. A curadoria é de Zé Roberto Graúna.

 
 
 

Serviço:

“Noel é 100” no Espaço Furnas Cultural

Abertura: 21 de janeiro, quinta-feira, das 19h às 21h30

Temporada: De 22 de janeiro a 6 de março de 2016

Horário: Terça a sexta, das 14h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h

Local: Espaço Furnas Cultural

Endereço: Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, Rio de Janeiro

Informações: (21) 2528-3112

Classificação etária: livre

GRATUITO