Como transformar o blog em um negócio?

 

O uso de blogs pelo mundo estourou no Brasil no final na década de 90, como uma versão virtual do caderninho,  que os usuários utilizavam para compartilhar experiências. Por oferecer modelos gratuitos e com ferramentas simples, em pouco tempo os blogs ganharam os formatos segmentados com dicas de turismo, gastronomia, beleza e entretenimento.

 

 


Rapidamente, em 2010 o Brasil conquistou o 4º lugar no mundo em número de blogueiros, segundo o levantamento da empresa de análise de tráfego Sysomos, divulgada pela Época Negócios. O Brasil correspondia à fatia de 4,19% do total, seguido do Canadá, que vem em quinto com 3,93%, e atrás do Japão, com 4,88%. Em primeiro lugar isolado estava os Estados Unidos, com 29,22%. O Reino Unido ocupava o segundo lugar, com 6,75%.

 

 


Recentemente, a empresa de tecnologia TECHNORATI realizou uma pesquisa em que constatou que dos milhões de blogs existentes no mundo, somente cerca de 10 milhões deles são ativos, ou seja, atualizados pelo menos uma vez a cada 180 dias. “E estes estudos também mostraram que no Brasil 50,9% dos blogs são femininos e 49,1% são masculinos. Destes 50,9% de blogs femininos, pelo menos 40% deles falam, de alguma forma, sobre moda e beleza”. (Exame Negócios, 27/01/2016)

 

 

 

Meio simples de editar conteúdo e layout, pode ser obtido gratuitamente, permite o uso de diversos recursos como fotos, vídeos, gifs, e que pode ser monetizado de diferentes formas. Os blogs se tornaram meio de referência para quem quer tratar de especialidades, e o próximo painel do Reinventar JornalistasRJ traz feras no assunto:

 

 

Sobre os palestrantes

– GABRIELA TEMER é jornalista, documentarista e fotógrafa. Trabalhou durante 10 anos na redação do jornal O Globo, e antes passou pela TVE e pela Ipiranga. Em 2010 deixou o trabalho convencional no jornal para empreender. Realizou um curta-doc que ganhou o prêmio Juri Popular do Festival do Rio, criou a Carambola, uma empresa de conteúdo digital, e lançou o blog Juju na Trip, onde conta suas viagens em família. Hoje, é muito mais feliz do que antes.

 

 

– MARCEU VIEIRA é jornalista, compositor, ficcionista e cronista do cotidiano. Iniciou-se no jornalismo na extinta “Tribuna da Imprensa” e seguiu na profissão, sempre repórter em tempo integral, nas redações de “O Nacional”, “Veja”, “O Dia”, “Jornal do Brasil”, “Época” e “O Globo”. Hoje, é jornalista independente.

 

 

– PATRICIA ANDRADE LADEIRA é jornalista e analista de marketing especializada em produção de conteúdo para web e novas mídias. Desenvolveu diversos projetos de mídias sociais e conteúdo para empresas como Sony, AC Milan, Joe & Leo’s, Boni Comunicação, entre outras. Atualmente ministra cursos de SEO, Mídias Sociais e MKT Digital, coordena o Estudo Sobre o Comportamento do Brasileiro nas Redes Sociais e administra perfis corporativos de mais de 25 empresas e personalidades do show business.

 

 

Apresentação

ROSAYNE MACEDO – Jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial, com MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Coppe/UFRJ e especialização em Coaching. Em 25 anos de carreira, tem passagens por rádio, jornal, revista e TV, site e assessoria de imprensa. Atualmente, é editora-assistente do Jornal O Dia, onde assina a coluna Conta Social. Acaba de lançar o blog Vida & Ação (saúde, bem-estar e atitude sustentável), no Dia Online. Empreendedora e diretora de atendimento da Tao Comunicação. É criadora e moderadora do grupo JornalistasRJ no Facebook, que reúne mais de 10 mil perfis. Idealizou e coordena o Reinventar JornalistasRJ.

 

 

IMPORTANTE: É necessário confirmar presença no mural do evento na página do Reinventar JornalistasRJ no Facebook e preencher o formulário.

 

Somente os já cadastrados receberão confirmação da organização no dia 12 de julho.
INFORMAÇÕES: reinventar.jornalistasrj@gmail.com

 

 

***Evento gratuito. Realização Rede Reinventar JornalistasRJ com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Portal dos Jornalistas e Jornalistas & Cia.