Supercomputador é inaugurado na Coppe/UFRJ

O equipamento terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas
 

 imagesO ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou na quarta-feira, dia 13 de julho,  às 10h, da cerimônia de inauguração do supercomputador Lobo Carneiro, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). O equipamento é considerado o mais potente instalado em uma universidade federal do país. Com capacidade de 226 teraflops, o supercomputador pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. Equipamento tem capacidade para executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo e é o mais potente instalado em uma universidade federal do país.

 

 

 

Além do ministro, participam da cerimônia o reitor da UFRJ, Roberto Leher; o CEO da Silicon Graphics International (SGI), Jorge Titinger; e o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe. Após a cerimônia, o grupo vai conhecer o equipamento, que está instalado no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe. Em seguida, haverá entrevista coletiva à imprensa.

 

 

 

Segundo a Coppe, eficiência energética e operação remota são algumas vantagens do supercomputador. O sistema possibilita um monitoramento mais eficiente dos dispositivos de segurança, temperatura e umidade, e a redução da atividade e do consumo de energia. Foi concebido para preservar ao máximo a vida útil do equipamento, e a operação pode ser feita remotamente, de forma segura, com autocontrole e redundância.

 

 

 

O sistema foi montado pelos pesquisadores da Coppe em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International – consórcio vencedor da licitação, que teve como um dos fatores determinantes a eficiência energética.

 

 

 

 

 

0 comentários