Início Plantão Brasil Coleção sobre Mudanças Globais

Coleção sobre Mudanças Globais

Resultados de diversos estudos de pesquisadores do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) deram origem à Coleção Mudanças Globais, dividida em quatro volumes. A Coleção destina-se a um público diversificado da comunidade científica, iniciativa privada e gestores públicos que atuam na área ambiental. Organizada pelos pesquisadores Luiz Pinguelli Rosa, Marcos Freitas, Alberto Villela, Marta Foeppel Ribeiro e Riane Nunes, com prefácio do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Antônio Levi da Conceição, e do diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, o volume 1 – ‘Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos no Âmbito Regional e Urbano’, dividido em seis capítulos, reúne estudos no contexto do tema sob distintos enfoques da gestão da água englobando os problemas de seca, inundação, poluição e erosão. A proposta é contribuir para ações mais efetivas de planejamento, prevenção e da gestão urbana em áreas ocupadas, em expansão e de risco. O tema permeia ainda análises ambientais em diferentes unidades espaciais, como região e bacia hidrográfica, município e edificação. 
O livro enfatiza conceitos no âmbito da vulnerabilidade ambiental e das mudanças climáticas, e a descrição de fatores não climáticos intervenientes nas vulnerabilidades das bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. Em relação ao Estado, é também apresentada uma análise espacial dos eventos hidrológicos e desastres naturais, com base em registros da Defesa Civil. A temática central deste volume, a vulnerabilidade, é analisada numa lagoa costeira da cidade do Rio de Janeiro mediante três fatores: urbanização, variabilidade e à mudança do clima (relativa a três cenários de aumento do nível médio do mar). Os autores abordam, ainda, o uso de geotecnologias para mapeamento de processos hidrológicos e erosivos, bem como, o uso de técnicas alternativas de captação da água de chuva no meio rural e urbano. Ao final, mostram a aplicação de metodologias e técnicas de drenagem na cidade do Rio de Janeiro com intuito de minimizar os impactos decorrentes da urbanização como, inundações e a poluição das águas. 
Sobre a Interciência
Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos e científicos e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de 700 títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 36 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende a todo o território nacional, países da América Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações, acessar www.editorainterciencia.com.br ou ligar para 21.2581-9378.
Serviços
Livro: Coleção Mudanças Globais – volume 1 – ‘Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos no Âmbito Regional e Urbano’ 
Organizadores: Luiz Pinguelli Rosa, Marcos Freitas, e Riane Nunes 
Editora: Interciência 
Ano: 2011
Edição: 1ª
Número de páginas: 212
Formato: 18×25
Valor: R$ 62,00
ISBN: 9788571932210

Fonte: Assessoria