Brasileiros descobrem benefícios da alimentação funcional

Regulamentado no Brasil em 1999, setor se fortalece e realiza segunda edição da Vitafoods South America
 

Saúde e bem-estar tornaram-se preocupações cotidianas entre os brasileiros, cada vez mais pessoas tomam consciência a respeito da importância de manter hábitos de vida saudáveis, o que inclui uma alimentação regrada, que contenha todos os nutrientes necessários para o perfeito funcionamento do organismo.

 

 

Esse cuidado começa cada vez mais cedo e, graças aos avanços da tecnologia e da engenharia de alimentos, é possível manter uma dieta balanceada e completa mesmo com a correria do dia a dia. Os ingredientes funcionais, presentes no mercado na forma de suplementos ou alimentos enriquecidos, são grandes aliados para garantir uma alimentação que proporcione mais nutrição, mais saúde e também ajude a prevenir doenças.

 

 

Os alimentos funcionais foram regulamentados no Brasil em 1999 e, desde então, vem ganhando em diversidade e espaço nas gôndolas de supermercados e carrinhos dos consumidores. Um dos desafios da indústria alimentícia e de bebidas é esclarecer a população sobre os benefícios da alimentação funcional em relação aos produtos industrializados não funcionais.

 

 

Segundo Chris Lee, diretor do portfólio Vitafoods, Informa Exhibitions, e responsável pela realização da única feira especializada neste setor no Brasil, o mercado de nutracêuticos, alimentos e bebidas funcionais é muito relevante na América do Sul. “O mercado sul-americano e, em especial, o brasileiro, é o que mais cresce mundialmente. O setor estima vendas de US$ 4 bilhões de acordo com a Euromonitor”, esclarece.

 

 

Porém, o diretor ressalta que existem muitos entraves para a popularização do conceito de alimentação funcional no País, e um dos principais diz respeito à regulamentação. “O número de substâncias e ingredientes aprovados é muito baixo em relação aos outros países. Sofremos ainda com a falta de conhecimento da população sobre os benefícios dos alimentos e ingredientes disponíveis hoje em dia e, principalmente, devido às restrições impostas na publicidade e propaganda”, argumenta o diretor que espera que o evento ajude a fortalecer o consumo dos ingredientes funcionais pelos brasileiros.

 

 

Entre as opções mais comuns no mercado nacional encontram-se produtos com probióticos, prebióticos e fibras, que auxiliam a função intestinal; fitoesteróis e betaglucana, reduzem a absorção de colesterol; licopeno, luteína e zeaxantina, que agem como antioxidantes; manitol, xilitol e sorbitol, combatem os ácidos que danificam os dentes. Mas a indústria tem investido muito em pesquisa para ampliar as opções de produtos industrializados que, não só causem menos impacto à saúde, mas que possam trazer benefícios em longo prazo.

 

 

www.vitafoodssouthamerica.com.br

Vitafoods South America
Data: 26 e 27 de março de 2013
Horário da feira: das 12h às 20h
Local: Transamerica Expo Center – São Paulo
Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, nº 387

 

Assesoria

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.