Ipea lança livro sobre federalismo durante Encontro Nacional com Prefeitos

O lançamento será na terça-feira, dia 29, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães
 

Na próxima terça-feira, 29/01, às 10h, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançará o livro Federalismo à Brasileira: questões para discussão. Apresentarão a obra os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea que organizaram a publicação: Paulo de Tarso Linhares, Constantino Mendes e Antônio Lassance, além de Renato Balbim, também pesquisador do Instituto, que colaborou com a edição.

 

O lançamento será realizado no auditório Buriti do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, e integra as atividades do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios fortes, Brasil sustentável, que acontece entre os dias 28 e 30 de janeiro, no mesmo local.

 

O objetivo da obra é debater as características do federalismo brasileiro, em especial após a Constituição de 1988, pautada por tensões e conflitos, avanços e retrocessos. A compreensão do modelo federativo brasileiro expõe seus traços específicos, entre um modelo de Estado centralizado, de unidade e de integração nacional e, de outro, um modelo descentralizado, de autonomia e de diversificação regional.

 

Esse movimento pendular não parece ter chegado, ainda, a uma estrutura federativa definitiva, mesmo porque ele é permeado por contradições e controvérsias de interesses, de escolhas e de ideias. O sistema federativo brasileiro, a despeito de sua vitalidade e dos avanços inegáveis, demanda maior capacidade de articulação e coordenação entre seus entes ao mesmo tempo que seja capaz de incorporar, em bases sociais amplas, os valores ou princípios do nosso atual modelo federativo-republicano: democracia, liberdade, justiça, igualdade, progresso e desenvolvimento.

 

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
www.ipea.gov.br

 

Assessoria

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.