Brasil quer fortalecer atração de turistas do Brics

Ministro do Turismo reforça relações internacionais para, em parceria com a Embratur, trazer viajantes do conjunto de países que têm liderado o aumento de desembarques
 

O diplomata Acir Madeira Pimenta Filho toma posse nesta terça-feira (19) como novo diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo. Ele assume o posto tendo como uma de suas principais missões a de reforçar, em parceira com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a atração de visitantes dos países do Brics – conjunto que reúne Rússia, China, Índia e África do Sul, além do Brasil. Eles lideram o aumento de chegadas em território brasileiro. Os chineses e os russos estão no topo da lista com um crescimento de desembarques de 48% e 41%, respectivamente, entre 2010 e 2011 (confira tabela abaixo). Na média geral, o aumento de chegadas foi de 5% no período.

 

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o desafio é trazer para o Brasil os turistas que mais têm ampliado os desembolsos com viagens internacionais. “Queremos aproveitar a parceria desses países, para aumentar o fluxo de turistas e de gasto em território brasileiro”, afirma. Segundo ele, as estratégias que serão traçadas em parceira com a Embratur devem abordar a relação com agências internacionais, fortalecimento da divulgação, uso da extensa rede de embaixadas e consulados do Brasil no exterior e ampliação do número de voos conectando esses países.

 

“Os desafios são enormes, porque temos um potencial turístico incalculável e pouco explorado, que se deve, talvez, ao desconhecimento do País lá fora, embora o Brasil sempre desperte, no exterior, uma simpatia imediata”, observa Acir Madeira Pimenta Filho. O diplomata traz sua experiência recente como conselheiro cultural da Embaixada do Brasil em Roma, além de passagens pelas embaixadas brasileiras em Madri e Moscou.

0 comentários