Estácio lança disciplina para orientar alunos no planejamento da carreira

Disciplina será oferecida a mais de 20 mil alunos da universidade
 

A Estácio lança nesta segunda-feira (04/03), das 19 às 21h, no campus Tom Jobim – Barra da Tijuca, a primeira aula da nova disciplina “Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional”, destinada aos alunos do primeiro período dos cursos de Gestão e voltada para a ambientação dos estudantes para o mercado de trabalho, com objetivo de orientá-los desde o início da vida acadêmica. 

 

 

A disciplina, que será oferecida nas modalidades de Ensino à Distância (EAD) e presencial, terá cinco aulas, sempre das 19 às 21h, ministradas em um dos campi da universidade e transmitidas para todo o Brasil. No primeiro semestre de 2013, a disciplina será oferecida para mais de 20 mil alunos dos cursos de Gestão da universidade. Já no segundo semestre, ela será disponibilizada a todos os alunos da instituição.

 

 

“A vida profissional do aluno não pode iniciar no momento em que ele começa a trabalhar ou quando sai da universidade. A preparação para a carreira deve acontecer desde o princípio da vida acadêmica para aumentar as chances de sucesso e nós queremos que o nosso aluno entre no mercado de trabalho com seus objetivos traçados”, afirma Rogério Melzi, presidente do Grupo Estácio.

 

 

A aula inaugural será ministrada por Rogério Melzi no Campus Tom Jobim (Rio de Janeiro). No dia 07 de março, será a vez da reitora da universidade, Paula Caleffi, que apresentará a aula do Modelo de Ensino Estácio, no Campus Via Corpvs (Fortaleza). No dia 21 do mesmo mês, Gustavo Cerbasi dará aula sobre Planejamento Financeiro no Campus Chácara Flora (São Paulo).

 

 

 

Em maio, dia 09, Max Gehringer orientará os estudantes em Habilidades e Competências para o Mercado de Trabalho, também na Chácara Flora. Para encerrar a disciplina, no dia 16 de maio, o presidente Rogério Melzi ensinará métodos de empreendedorismo, no Campus Gilberto Gil (Salvador).

 

 

 

A disciplina vai orientar o estudante a planejar sua vida acadêmica, pessoal e profissional e a construir individualmente e com autonomia seu conhecimento. A aula também estimulará o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao sucesso na carreira.

 

 

 

O conteúdo será dividido em seis unidades de estudo. No primeiro momento há um nivelamento, com questões de três áreas (Linguagem, Matemática-Lógica e Conhecimentos Gerais) para conhecer melhor o aluno. Após essa etapa, o aluno começará a sua ambientação na vida universitária, conhecendo o significado do ensino superior na vida profissional desde o desenvolvimento da autonomia estudantil e do foco na empregabilidade até os componentes curriculares da instituição.

 

 

 

Saber administrar o tempo, ter disciplina, autonomia e conhecimento do mundo acadêmico dentro e fora da sala de aula são aprendizados que o aluno terá durante a matéria. Além disso, o curso também vai capacitar os alunos a planejar financeiramente sua vida e captar recursos com investimentos e empréstimos.

 

 

As habilidades e competências para a empregabilidade também serão abordadas tendo como enfoque a ética geral e profissional. Possuir habilidades no mercado de trabalho, como bom relacionamento interpessoal, fluência digital e educação continuada são pontos importantes para uma carreira de sucesso. A disciplina também servirá de inspiração para os alunos na última unidade do estudo com conceitos de empreendedorismo a partir de cases de sucesso. 

 

 

 

Sobre a Estácio

 

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio foi fundada há 42 anos. A instituição, presente em todas as regiões geográficas do Brasil, possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 284,4 mil alunos matriculados. Formada por 38 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 20 estados.

 

 

Com um total de 74 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas. Dispõe, também, de cursos de Pós-graduação lato-sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), além de cursos de extensão e educação corporativa.

 

 

A Estácio mantém parcerias acadêmicas com a Ecole Hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta personalizada de material didático aos alunos, sem custo adicional. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento integral dos direitos autorais. Em 2011, o material didático começou a ser disponibilizado para novos alunos em tablets.

 

0 comentários