Secretário do Turismo visita turma do Pronatec

Cerca de 40 funcionários de hotel se preparam melhor para receber turistas durante a Copa
 

Todos os dias, o mensageiro do Hotel Naoum, em Brasília, Cristiano Garcia Alves, participa de aulas de inglês gratuitas no seu próprio ambiente de trabalho. O acesso facilitado à qualificação é a bandeira do Pronatec Turismo, programa do qual Cristiano participa ativamente.

 

Ele conta que já conseguiu melhorar seu desempenho profissional. “Sempre me deparo com hóspedes estrangeiros e agora consigo trocar algumas palavras. Também pratico com colegas aqui do hotel que falam bem a língua. Acredito que esse curso vai servir para o profissional e para a minha vida pessoal. Pretendo estudar mais para falar cada vez melhor”, disse o mensageiro.

 

O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, visitou nesta segunda-feira (8) a turma de inglês do Pronatec Turismo no Naoum. De acordo com ele, a meta é alcançar 240 mil pessoas em todo o país até 2014 por meio do programa. “Além de ampliar a qualificação de mão-de-obra para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, estamos investindo no legado, que é do povo: a profissionalização, a geração de renda e o desenvolvimento econômico casado com o desenvolvimento social”, disse.

 

No Hotel Naoum, cerca de 40 funcionários, entre camareiras, recepcionistas e mensageiros se empenham nas 200 horas/aula de “Inglês Aplicado ao Turismo”, na intenção de receber melhor visitantes de qualquer parte do mundo. Os funcionários, distribuídos em duas turmas, têm duas horas da aula de inglês diariamente.

 

As aulas fazem parte do Pronatec Copa na Empresa, ramificação do programa que busca facilitar aos empresários do setor a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional aos seus empregados e colaboradores.

 

Além do Pronatec Copa na Empresa, o Pronatec Turismo tem outras duas vertentes: Pronatec Copa, que visa atender à necessidade por novos profissionais, qualificando pessoas interessadas em entrar para o setor; e o Pronatec Copa Social, que, em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi), procura oferecer oportunidade de qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, objetivando a sua inserção no mercado de trabalho do setor.

 

Os cursos de qualificação profissional são compostos de no mínimo 160 horas presenciais e os ofertantes de vagas são o Sistema “S” (Senac, Senai, Senat e Senar), os institutos federais e estaduais de educação. Os cursos mais procurados são de inglês, organização de eventos, recepcionista, espanhol, agentes de viagem e de informações turísticas.

 

Agência Turismo

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.