Dilma Rousseff abre 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha

O evento é o mais importante da relação bilateral. Nos dias 13 e 14, mais de dois mil empresários se reúnem no Centro de Convenções do WTC, em São Paulo
 

Os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e da Alemanha, Joachim Gauck, participam abertura do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que será realizado em 13 e 14 de maio no Centro de Convenções do World Trade Center, em São Paulo. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sua congênere alemã, a Bundesverband der Deutschen Industrie (BDI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), os participantes do evento discutirão as oportunidades de ampliação do comércio e dos investimentos entre os dois países. Os alemães estão especialmente interessados em obras de infraestrutura e logística no Brasil. 

 

O EEBA reúne desde a sua primeira edição, em 1974, autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países, para discutir a ampliação de investimentos, novas formas de cooperação e o fortalecimento do fluxo de comércio entre as duas nações. Dados de 2012 apontam que exportações brasileiras para a nação germânica somaram US$ 7,27 bilhões (valor ainda considerável ante a diminuição de 19,5% em relação ao ano anterior), enquanto as exportações alemãs foram de US$ 14,2 bilhões.

 

Em sua 31ª edição, o evento deste ano foi moldado sob o lema “Cooperação Brasil-Alemanha para a Competitividade”, e a programação conta com painéis sobre parcerias entre setor público e privado – em ambos os países – e workshops para debater desafios relacionados às megacidades, entre eles: como agregar valor à matéria-prima, a gestão de megaprojetos e desafios do setor de energia.

 

Além destes, serão discutidos temas relacionados à inovação e pesquisa, à interação entre pequenas e médias empresas brasileiras e alemãs e à cooperação na área de saúde. O EEBA também engloba a realização da “40ª edição da Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Alemanha”, de cunho governamental.

 

Atenção, jornalista:
Devido à presença da presidente Dilma Rousseff no encontro, o credenciamento será feito pelo Itamaraty através do email credenciamento@itamaraty.gov.br, até às 12h desta sexta-feira (10/05). No corpo do email devem constar: nome completo, número do documento de identidade, veículo de imprensa, função, telefone celular e e-mail.

 

SERVIÇO
Evento: 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha – EEBA
Data e horário: 13 e 14 de maio, a partir das 8h30
Local: Centro de Convenções do World Trade Center – Avenida das Nações Unidas, 12551, Brooklin Novo, São Paulo

 

Assessoria

0 comentários