Virada Cultural de São Paulo terá homenagem a Chorão e presença de Gal Costa e Daniela Mercury

O evento acontece das 18 horas de 18 de maio às 18 horas de 19 de maio
 

Com homenagens programadas a  Chorão e Paulo Vanzolini, a 9ª edição da Virada Cultural Paulistana teve sua programação divulgada na manhã desta quinta (2), em São Paulo. Serão 24 horas de programação cultural, a maioria delas concentradas em palcos espalhados na região central da capital paulista, com um total de mais de 900 atrações em 120 locais de apresentação, com o custo de R$ 10 milhões, valor 25% maior que o investido no ano passado, e  a expectativa de reunir 4 milhões de pessoas.

 

 Gal Costa e Daniela Mercury

 

De acordo com o curador José Mauro, a homenagem ao Chorão será feita com um espetáculo da banda A Banca, grupo criado pelos integrantes remanescentes do Charlie Brown Jr. – Champignon, Marcão, Thiago Castanho e Bruno Graveto. Será o primeiro show ao vivo da banda, no palco da Avenida São João, às 22 horas, apresentando o show “Chorão eterno”, homenagem ao cantor e compositor que liderava o grupo.

 

A morte do compositor e zoólogo Paulo Vanzolini também será lembrada com uma homenagem especial, assim como o cineasta Carlos Reichenbach e o cantor, compositor e instrumentista Marku Ribas.

 

A partir das 16 horas de sábado, 18 de maio, 20 blocos e congadas se concentram para um cortejo que sairá do Vale do Anhangabaú e seguirá até o Minhocão, numa celebração da cultura popular de rua no Brasil, que inclui o Ilê Ayiê e a Congada do Divino Espírito Santo.

 

Daniela Mercury acompanhada do Zimbo Trio faz o show de abertura do evento no maior palco da Virada, localizado na Praça Júlio Prestes. Gal Costa faz sua segunda participação na Virada, com show às 21h do dia 18 de maio, no palco Júlio Prestes. No mesmo local, se apresentam Elza Soares com Gaby Amarantos, Criolo e Racionais MCs.

 

A novidade deste ano é a criação de um palco na Rua 25 de março, uma das principais vias de comércio popular do centro de São Paulo. O local terá como função abrigar novos artistas brasileiros. Entre as atrações, estão Kassin, Hurtmold, Lirinha, Vanguart, Monbojó, Céu, Otto e Jesuton.

 

O Mercado Municipal entra pela primeira vez na programação da Virada. Lanchonetes e restaurantes onde será possível comer os tradicionais pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela do “mercadão” estarão abertos e o local abrigará shows de choro.

 

O sucesso nas edições anteriores manteve o stand-up comedy na Praça da Sé. Entre os convidados, estão Fábio Porchat, Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Rafael Cortez.

 

Em 2012, o evento levou às ruas da cidade mais de 4 milhões de pessoas, e cerca de mil atrações.

 

A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial do evento: viradacultural.prefeitura.sp.gov.br

0 comentários