Consumo nacional da eletricidade aumenta 4,1% em agosto

Na Região Sudeste, o crescimento em agosto foi de 4,8%. São Paulo, principal mercado da região, teve crescimento de 4,8%
 

O consumo nacional de energia elétrica aumentou 4,1% de julho para agosto, o equivalente a 38.686 gigawatts-hora (GWh), informou hoje (26) a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com a divulgação da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica. O resultado ficou 1,6% acima de agosto do ano passado.

 

 

O consumo residencial avançou 7% e foi o item que mais contribuiu para a alta nacional. Nas regiões, os maiores aumentos ocorreram no Sul (10,2%) e Nordeste (9,9%). Segundo a EPE, no Sul, o frio rigoroso, com temperaturas abaixo de zero, fez aumentar o uso de aquecedores e, no Nordeste, o aumento foi impulsionado pelo aumento nas vendas de eletrodomésticos.

 

 

Na Região Sudeste, o crescimento em agosto foi de 4,8%. São Paulo, principal mercado da região, teve crescimento de 4,8%. No ano, a variação no consumo residencial no estado está em +4,3%.

 

 

Ainda segundo a EPE, o consumo do setor de comércio e serviços subiu 4,7% (6.597 Gwh), influenciado pelo efeito estatístico (base elevada em 2012) e o da indústria, 1,6% (15.883). O estudo aponta ainda que os setores eletrointensivos seguem com consumo de energia elétrica em retração, enquanto outros segmentos têm evoluído positivamente, contribuindo para o bom desempenho no consumo industrial, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste.

 

Agência Brasil

0 comentários