Projeto “E a bola vai rolar…” Vai selecionar histórias sobre o futebol para a produção de um filme e de um livro

Os interessados em participar devem acessar o site (www.eabolavairolar.com.br) até 25 de setembro
 

E-a-BOLA-VAI-ROLARTodo brasileiro tem uma boa história sobre futebol para contar. Da década de 1960 até hoje, a cultura nacional foi influenciada pelas vivências do futebol, compartilhadas pelos meios de comunicação, e o esporte passou a ser associado à “alma nacional”. Nas Copas do Mundo, milhões de pessoas se tornaram mais capazes de sonhar juntas, sem distinção de raça, gênero, escolaridade ou renda. E para mostrar essas experiências e como elas se tornaram parte da nossa cultura, a É Editora! lança o projeto “E a Bola Vai Rolar…” no dia 26 de agosto. 

 

 

Um filme e um livro serão produzidos a partir de depoimentos de cidadãos comuns sobre momentos vividos envolvendo o futebol, os meios de comunicação, como televisão, rádio, internet e telefone – que entram como ferramenta de democratização do acesso ao esporte em momentos históricos – e a vida cotidiana de cada um deles, entre o período de 1954 e 2014. A seleção será feita através de um concurso na internet.

 

Os interessados em participar devem acessar o site (www.eabolavairolar.com.br) até 25 de setembro, realizar um cadastro e enviar o seu depoimento. Sete jurados ligados ao esporte e à cultura escolherão as 21 melhores histórias que irão compor o livro – oito delas entrarão no filme, ambos com lançamento previsto para 2014. O resultado da pré-seleção com as 21 histórias sai no dia 11 de outubro e as oito escolhidas, no dia 28 de outubro, divulgados no site e nas redes sociais.

 

As experiências relevantes vividas no período das Copas do Mundo servirão para traçar um quadro emocionante do que foi acompanhar a história do futebol no Brasil. Outro objetivo do projeto é contribuir para levantar novos questionamentos sobre o que significa de fato esse “jeito de ser” tipicamente brasileiro. Além do reconhecimento pela qualidade da história contada e a participação no filme e na publicação, os oito melhores ganham uma camisa oficial da seleção brasileira. Os critérios de avaliação incluem a originalidade e a aderência de cada narrativa aos objetivos do projeto.

 

“O registro dos últimos 60 anos dessa memória busca valorizar o talento individual e conjunto que se expande dos campos de futebol para os lares e ruas brasileiras. Uma forma de garantir tal registro é mostrar, pelos olhos de quem viveu esse período de democratização do futebol, como o esporte ganhou espaço na vida das pessoas e passou a compor suas expectativas, sonhos, alegrias e orgulhos”, explica Júnia Carvalho, diretora da É Editora! e idealizadora do projeto “E a Bola Vai Rolar…”.

 

Por meio de experiências únicas, contadas com emoção e bom humor, brasileiros e brasileiras ajudarão a reconstruir um painel de seis décadas em que o futebol entrou de vez na agenda cultural do país. Serão pessoas comuns a relacionar episódios da própria vida com a transmissão dos jogos da Copa do Mundo.

 

O projeto “E a Bola Vai Rolar” é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Lei Federal, Governo de Minas, Ministério da Cultura, e patrocinado pela Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar. O concurso abrangerá os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

SERVIÇOS:
E a Bola Vai Rolar…
Informações, regulamento e inscrições: www.eabolavairolar.com.br
Período de inscrições: de 26/08 a 25/09/13
Contato: (31) 3889-0364

 

Assessoria

0 comentários