Walcyr Carrasco lança ‘A mãe de ouro’ e outros contos do folclore brasileiro

A obra estreia nova série de livros do autor chamada Reconto da Tradição Popular
 

walcyr-carrasco

Uma maneira de conhecer um local é conhecendo as histórias folclóricas que circundam por lá. Transmitidas pela tradição oral, as lendas folclóricas ressuscitam acontecimentos ou mesmo devaneios e são recheados de elementos históricos capazes de nos transportar para outro tempo da história. Para resgatar o folclore brasileiro, Walcyr Carrasco escreveu o livro A mãe de ouro e outros contos do folclore brasileiro. Esse livro é o primeiro da série Reconto da Tradição Popular e fará parte da Biblioteca Walcyr Carrasco, da Editora Moderna. As ilustrações são de autoria de Rebeca Luciani.

 

 

Na obra Mãe de Ouro, Walcyr narra os dramas do escravo Pai Antônio que era obrigado a buscar ouro; ou a belíssima narrativa de O bicho manjaléu, cujo protagonista vai em busca do resgate de suas três irmãs, vendidas à força pelo seu pai. Há também a história do homem que prosperou após casar-se com uma bela mulher, mais conhecida como A mãe d’água e a do jovem que enfrentou os mais diversos desafios para libertar uma princesa aprisionada numa caverna em A princesa de bambaluá. O autor reserva para o último capítulo o conto de um dos personagens mais queridos do folclore brasileiro: o Saci.

 

Walcyr afirma que os contos do folclore brasileiro são uma boa amostra do imenso conjunto cultural que compõe o imaginário do nosso povo. É possível verificar que cada conto tem uma simbologia histórica e remete as tradições das etnias que compõe a nossa: indígenas, africanas e europeias.

 

 

S2Publicom

0 comentários