O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, recebeu nesta quarta-feira, 9, a Medalha Assembleia Nacional Constituinte de prata, entregue pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. A indicação do nome do ministro para receber a homenagem pela passagem dos 25 anos da Constituição Federal foi iniciativa do líder do PMN deputado Dr. Carlos Alberto (RJ). A decisão aconteceu após reunião do Colégio de Líderes em que o presidente da Casa elencou as sugestões propostas pela Mesa Diretora.
“É um privilégio e uma honra pública receber essa homenagem nos 25 anos da Constituição Federal, Constituição essa que até hoje vem trazendo avanços para o povo brasileiro”, disse o ministro Moreira Franco, logo depois de receber a condecoração das mãos do presidente da Câmara.
O líder do PMN deputado Dr. Carlos Alberto cumprimentou o ministro durante a solenidade, desejando a ele “muitas outras conquistas em sua vida pública”. Dr. Carlos Alberto lembrou que na época da promulgação da Constituição, no ano de 1988, o ministro Moreira Franco era governador do Rio de Janeiro, e trabalhou incansavelmente para ver no texto constitucional artigos que beneficiaram diretamente o povo do estado do Rio de Janeiro, além de toda a nação.
“A Medalha Assembleia Nacional Constituinte é uma honraria que está sendo entre¬gue a um seleto grupo de parlamentares e autoridades que realmente fizeram a dife-rença para o conjunto da sociedade brasileira no que diz respeito aos avanços empreen-didos pela Constituição Federal de 1988”, salientou o deputado Dr. Carlos Alberto.
Homenagem incluiu os presidentes da República, Dilma Rousseff, do Senado Federal, Renan Calheiros, da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Poder Judiciário, Joaquim Barbosa, que receberam a Medalha Assembleia Nacional Constituinte de ouro.
Condecorações incluem ex-presidentes e parlamentares
Outras autoridades como o ex-presidente da República e atual senador José Sarney, autor da proposta que convocou a Assembleia Constituinte, e parlamentares em exercício que atuaram durante a Constituinte como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Álvaro Dias (PSDB-PR), Francisco Dornelles (PP-RJ), José Agripino (DEM-RN), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Lídice da Mata (PSB-BA), Luiz Henrique (PMDB-SC), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Paulo Paim (PT-RS) e Ruben Figueiró (PSDB-MS), também foram condecorados.
Além dessas autoridades, também receberam medalhas os deputados Mendes Thame (PSDB-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Asdrubal Bentes (PMDB-PR), Arolde de Oliveira (PSD-RJ), Augusto Carvalho (SDB-DF), Benedita da Silva (PT-RJ), Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), Costa Ferreira (PSC-MA), Gonzaga Patriota (PSB-PE), Hugo Napoleão (PSB-PI), Humberto Souto (PPS-MG), Inocêncio Oliveira (PR-PE), Júlio Campos (DEM-MT), Jutahy Junior (PSDB-BA), Lael Varella (DEM-MG), Mauro Benevides (PMDB-CE), Miro Teixeira (Pros-RJ), Paes Landim (PTB-PI), Roberto Balestra (PP-GO), Roberto Freire (PPS-SP), Rose de Freitas (PMDB-ES), Sarney Filho (PV-MA), Sérgio Brito (PSD-BA), o segundo secretário da Câmara, deputado Simão Sessim (PP-RJ), e o deputado licenciado José Genoíno (PT-SP).
Foram agraciados, mas não compareceram, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva; e o vice-presidente da República Michel Temer. Além dessas autoridades, receberam a homenagem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o relator da Constituinte, Bernardo Cabral, o governador de Tocantins, Siqueira Campos, entre outros.
0 comentários