Operadores do programa Estradas da Produção são capacitados

Equipe participa de treinamento para aperfeiçoar trabalho de recuperação das vias vicinais
 

A equipe do programa Estradas da Produção, da Secretaria de Agricultura, recebeu treinamento e capacitação para aperfeiçoamento de suas habilidades. Operadores, coordenadores de manutenção e mecânicos estiveram em Italva, no Noroeste Fluminense, participando do curso de Tratorista oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, a Emater-Rio e o Rio Rural.

 

 

Durante a capacitação, no Centro de Treinamento da Emater-Rio, o grupo aprendeu técnicas corretas para operação de tratores, ajustes de implementos e manutenção de máquinas agrícolas. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo instrutor Pedro Paulo Cattete Filho, do ministério.

 

 

O curso tem um diferencial, que é o aperfeiçoamento, buscado melhorar a qualidade do serviço, com destaque na segurança no trabalho e cuidado com o meio ambiente.

 

 

“Investir na capacitação é fundamental para o sucesso do programa Estradas da Produção. Agradecemos ao SENAR/RJ pela parceria, bem como ao Programa Rio Rural pelo o apoio”, explicou a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos.

 

 

O treinamento permitiu também maior interação entre mecânicos e operadores de diferentes regiões do Estado, possibilitando a troca de experiências sobre o uso e manutenção das máquinas e implementos utilizados na recuperação das estradas vicinais. Além do conhecimento adicional, o coordenador do Estradas da Produção no Norte Fluminense, Sidney Rezende, destacou que o curso é importante para a obtenção de um certificado reconhecido nacionalmente.

 

 

“Nossa equipe é muito competente e devidamente qualificada para a função, mas não possui o certificado que passou a ser exigido pelo Ministério do Trabalho para os profissionais que operam máquinas agrícolas. Esta é uma questão recente, e o curso vai fornecer o certificado para todos os técnicos do Estradas da Produção”, afirmou Sidney. Só no Norte Fluminense, o programa recuperou 800 km de estradas vicinais entre janeiro e setembro deste ano.

 

 

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, adiantou que até março de 2014 a secretaria vai promover a capacitação e o aprimoramento de todos os integrantes do programa.

 

 

“Os coordenadores técnicos estão, esta semana, no Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Pelotas, realizando curso de atualização em estradas rurais. Temos ampliado a atuação do programa Rio Rural, que com recursos do Banco Mundial, vem realizando a colocação de revestimento (bica corrida) e procedimentos de drenagem (bueiros, canaletas, etc) nessas vias. Para tal, precisamos capacitar, constantemente, a equipe técnica”, destacou.

 

 

Operadores de tratores agrícolas do Estradas da Produção de todo o Estado foram divididos em duas turmas. A primeira concluiu o curso no último dia 11, e a segunda inicia nesta terça, 15 de outubro. O treinamento tem duração de 40 horas. Em novembro será realizado curso para os operadores de retroescavadeiras.

 

Agência Brasil

 

 

0 comentários

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.