Anúncio do Comitê Gestor da Internet no Brasil sobre a Reunião Multissetorial Global Sobre Governança da Internet

O evento contará com a participação de governos, sociedade civil, academia, organismos e entidades internacionais, bem como de comunidades técnicas e empresariais
 

A partir do discurso da Presidente Dilma Rousseff na ONU e da Declaração de Montevidéu¹ surgiu a oportunidade de discutir propostas de uma nova governança da Internet materializada pela iniciativa brasileira de sediar a Reunião Multissetorial Global Sobre Governança da Internet. A reunião está programada para os dias 23 e 24 de abril de 2014, em São Paulo, e será organizada em parceria entre o CGI.br e entidades internacionais dos vários setores envolvidos com a governança da Internet.

 

 

A reunião representará uma oportunidade para que lideres de governos e representantes dos diferentes setores globais discutam propostas de governança e desenvolvimento da Internet. Essa reunião terá como objetivo buscar consenso sobre princípios de governança universalmente aceitos e sobre o aperfeiçoamento de seu arcabouço institucional.

 

 

O evento contará com a participação de governos, sociedade civil, academia, organismos e entidades internacionais, bem como de comunidades técnicas e empresariais.

 

 

“Gostaríamos de agradecer ao Comitê Gestor da Internet no Brasil por seu papel na organização dessa reunião. Acredito genuinamente que a comunidade mundial da Internet se unirá, nesta verdadeira oportunidade multissetorial, para dar forma ao futuro em prol da prosperidade e do crescimento contínuos da Internet”, disse Adiel A. Akplogan, CEO da AfriNIC e coordenador de 1Net.

 

 

Segundo orientação da Presidente Dilma Rousseff o Professor Virgílio Fernandes Almeida, coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil e Secretário de Política de Informática, foi designado para coordenar a organização dessa reunião.

 

 

“O Comitê Gestor da Internet reconhece a oportunidade de se discutir novos rumos para a governança global da Internet e valoriza a importância de uma reunião multissetorial para essas discussões”, disse o Professor Virgílio Almeida.

 

 

Serão formados quatro comitês para garantir o sucesso do evento. Os comitês terão o apoio de uma secretaria comum, que ajudará a conduzir o seu trabalho e a coordenar as comunicações.

 

 

Os quatro comitês da reunião serão:

1. Comitê Multissetorial de Alto Nível: Será o responsável pela condução da articulação política e pelo fomento à participação da comunidade internacional;
2. Comitê Executivo Multissetorial: Será responsável pela organização do evento, incluindo a discussão e execução da agenda e o tratamento das propostas dos participantes e das diferentes partes interessadas;
3. Comitê de Logística e Organização: Supervisionará todos os aspectos logísticos da reunião;
4. Comitê de Assessores Governamentais: Estará aberto a todos os governos que desejem fazer contribuições para a reunião.

A reunião permitirá a participação global da comunidade em forma presencial ou remota.

Serão estabelecidos mecanismos e cronograma para recepção de contribuições da comunidade global.

Para contatos e contribuições iniciais: info@cgi.br

 

Assessoria de Imprensa

0 comentários