Ministra Eleonora será homenageada pela OAB São Paulo

O evento será realizado no sábado, dia 30 de novembro
 

Prêmio Maria Immaculada, primeira advogada registrada na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo, será concedido a cinco mulheres com atuação reconhecida em prol da igualdade de gênero. IX Encontro Estadual da Mulher Advogada destaca, ainda, 25 anos da Constituição Cidadã e 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

 

 

 

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), integra a lista de agraciadas do Prêmio Maria Immaculada, primeira advogada registrada na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo, pelos trabalhos dedicados à igualdade de gênero. O reconhecimento será entregue, no sábado (30/11), às 19h, durante o IX Encontro Estadual da Mulher Advogada.

 

 

 

O evento coloca em evidência os 25 anos da Constituição Federal, promulgada em outubro de 1988, na qual os direitos das mulheres foram incorporados devido à mobilização dos movimentos feminista e de mulheres, conhecido como lobby do batom. Está inserido na programação da OAB São Paulo nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

 

 

 

A abertura do encontro será feita pelo presidente da OAB SP, Marcos da Costa; pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que também será homenageado;  pela vice-presidente da OAB SP, Ivette Senise Ferreira; pela diretora da Mulher Advogada, Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho; e pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gislaine Caresia. 

 

 

 

Ao lado da ministra da SPM, receberão as distinções: Eliana Calmon, ministra do Superior Tribunal de Justiça; Angélica de Maria Mello de Almeida, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Maria Doralice Novaes, presidente do TRT da 2ª região e Gislaine Doraide Ribeiro Pato, diretora da Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo.

 

 

 

Pioneira – O prêmio homenageia a primeira mulher bacharel em Direito inscrita na OAB SP, Maria Immaculada Xavier da Silveira, sob o registro 615, de 26 de janeiro de 1932. Nascida em 9 de setembro de 1900, em Piracicaba, no interior de São Paulo. Fez o curso de graduação na Faculdade de Direito de São Paulo, mais tarde incorporada pela USP (Universidade de São Paulo). Colou grau em 23 de dezembro de 1925.

 

 

 

O prêmio foi instituído por decisão da Diretoria da OAB SP, por sugestão do Departamento de Cultura e Eventos, na gestão Luiz Flávio D’Urso.

 

 

 

IX Encontro Estadual da Mulher Advogada

Data: 30 de novembro de 2013 (sábado)

Horário: 18h

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Itambé, 135 – Prédio 19) – São Paulo/SP

 

 

 

0 comentários