Turismo adere à luta contra o tráfico de pessoas

Segundo registros oficiais de órgãos públicos, pelo menos 475 pessoas, no período de 2005 a 2011, foram vítimas do tráfico de pessoas
 

O Conselho Nacional de Turismo, a partir de quarta-feira (29) passou a fazer parte do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap). O tráfico de pessoas é um crime caracterizado pelo recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou ao uso da força.

 

 

No tráfico de pessoas a vítima pode ser coagida pelo trabalho escravo, exploração sexual ou até servidão. Para o coordenador geral de Turismo e Infância do Ministério do Turismo, Adelino Silva Neto, é preciso estar atento a esse crime. “As vítimas são transportadas em viagens nacionais e internacionais, incluindo brasileiros e estrangeiros”.

 

Segundo registros oficiais de órgãos públicos, pelo menos 475 pessoas, no período de 2005 a 2011, foram vítimas do tráfico de pessoas. A maioria delas é de mulheres entre 18 a 29 anos e adolescentes.

 

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é fundamental que o Estado tenha uma política clara de enfrentamento a este crime. “É inaceitável que no século 21 ainda tenhamos a prática de tráfico de pessoas. Governo, Estado e sociedade têm de estar juntos, e este conselho representa a integração necessária para combater este tipo de delito nos dias atuais”, disse o ministro.

 

Entre as ações do Governo Federal para coibir esse tipo de crime estão a campanha Coração Azul, lançada em 2013, com a participação da cantora Ivete Sangalo. A campanha tem como símbolo o Coração Azul, que representa a tristeza das vítimas deste tipo de crime e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos.

 

O Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é formado por 26 membros do Governo Federal e da sociedade civil, com mandatos de dois anos (2014 – 2015). Entre suas atribuições estão a implementação de planos nacionais sobre o tema, o desenvolvimento de estudos e ações e a articulação e o apoio técnico aos comitês estaduais, distrital e municipais sobre o tema.

 

Ministério do Turismo

 

0 comentários