Turismo rural, o paraíso do descanso

Natureza é o segundo destino preferido dos estrangeiros no Brasil, atrás apenas das praias
 

Para incentivar turistas brasileiros e estrangeiros a desfrutarem dos costumes e tradição do campo, o Ministério do Turismo acaba de lançar uma cartilha com dicas de passeios de turismo rural pelo Brasil (versões Português-Espanhol e Português-Inglês). 

 

 

O país tem mais de 4 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar, que representam 84% das propriedades rurais brasileiras. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, o motivo “natureza” é o segundo no ranking da preferência dos estrangeiros que visitam o Brasil, atrás apenas das praias. “O Brasil é um país que possui um cardápio turístico muito diverso. As cartilhas deixam claro que temos opções para todos os públicos”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

 

Em um país que tem campo e vida rural de norte a sul, centenas de lugarejos podem servir de inspiração para as próximas férias. Na região Norte, rios, matas, comunidades indígenas e ribeirinhas guardam uma bela amostra dos costumes e tradições mais originais do interior do Brasil. No Nordeste, as colônias de pescadores, o cultivo de frutos do mar e os bordados das rendeiras são os exemplos mais autênticos. O cerrado do Centro-Oeste, as montanhas capixabas e as fazendas centenárias de Santa Catarina também compõem o cenário dos passeios rurais do Brasil.

 

TALENTO TIPO EXPORTAÇÃO
Desde 2010, o MTur apoia a realização do Projeto Talentos do Brasil Rural, criado e executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa tem foco na promoção e comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar localizados no entorno das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Ao todo, 23 roteiros turísticos vem recebendo apoio para melhorar seus produtos e serviços para o receptivo do campeonato mundial de futebol.

 

ROTEIROS QUE INTEGRAM O PROJETO TALENTOS DO BRASIL RURAL
Tucorin: Turismo Comunitário no Baixo Rio Negro (AM)
Trilha do Visgueiro (AL)
Roteiro Ecoétnico (BA)
Cultura e Ecologia em Busca do Futuro (CE)
Trekking Travessia (GO)
Circuito na Vivência da Agricultura Familiar do Serras de Minas (MG)
Caminhos Rurais da Mata Atlântica de Minas (MG)
Circuito Rural e Ecológico do Vale do Rio Preto (MG)
Roteiro Serras Rurais (MG)
Natureco Pantanal Remoto (MT)
Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal (RJ)
Caminho dos Engenhos (PB)
Uma Viagem à Civilização dos Potiguara (PB)
Roteiro: Em Terras Quilombolas (PB)
Circuito Turistico Caminhos Históricos da Serra (PR)
Caminhos do Vinho (PR)
Roteiro do Seridó (RN)
Caminhos Rurais de Porto Alegre (RS)
Vale dos Vinhedos (RS)
Agroturismo – Gramado (RS)
Caminhos da Colônia (RS)
Roteiro Caminhos de Pedra (RS)
Roteiro Rural “Caminhos da Roça” (SP)

 

Ministério do Turismo

0 comentários