Pronatec prepara profissionais para atender bem na Copa

Entre os cursos em andamento, destacam-se a preparação de garçons e bartenders, além de um programa de idiomas especializado para motoristas e cobradores de ônibus
 

O Ministério do Turismo está preparando seus parceiros para reforçar o atendimento ao turista durante o mundial. Por meio dos cursos do Pronatec Turismo, algumas entidades oferecem cursos para a formação de bartenders e garçons, além de idiomas para cobradores e motoristas. No total são 54 cursos aos profissionais do setor, como taxistas, agentes de turismo, policiais civis e militares, guardas municipais e corpo de bombeiros.
O objetivo é capacitar o trabalhador brasileiro para receber bem o visitante, investir na qualificação e fortalecer a imagem do Brasil como um dos principais destinos turísticos no mundo. “O trabalhador que está diretamente em contato com o turista é nosso principal cartão de visitas. Ao investir em mão-de-obra contribuímos também com a formação do indivíduo e com o desenvolvimento do setor”, diz Vinicius Lages, ministro do Turismo.

 

Ao acrescentar qualidade aos serviços, portanto, o setor ganha em competitividade. Com destinos mais aptos a enfrentar a concorrência, o Brasil poderá atingir as metas estabelecidadas pelo Plano Nacional de Turismo, entre elas, a de alcançar a terceira posição no ranking das economias do turismo mundial até 2022. Atualmente o país ocupa a sexta posição.

 

O Instituto Federal de Brasília é um dos parceiros que oferece os cursos de inglês e espanhol a 305 cobradores e motoristas da capital federal e arredores. Eles aprendem sobre ética e cidadania, têm aulas de leitura e de produção de textos, além de contato com termos típicos de turismo em outro idioma. Durante o curso, visitam pontos turísticos, aprendem a dar orientações de direção e a descrever a posição geográfica de pontos turísticos.

 

Entre as habilidades desenvolvidas por um bartender está a elaboração de drinks e cardápios, além de lições de bom atendimento ao público. A Casa do Comércio, no Sesc, em Salvador (BA), é um dos locais que atualmente beneficia 60 alunos, além do Senac, em Curitiba (PR), com 88 matriculados.

 

O Pronatec Turismo teve 125 mil matriculados nos dois últimos anos. Estão previstas mais 36 mil vagas para este ano. Os cursos são gratuitos e oferecidos em 120 destinos do país. Para participar, o candidato deve ter mais de 18 anos.

 

Para mais informações sobre onde se inscrever, clique aqui.

 

Ministério do Turismo

0 comentários